Mensagens

A mostrar mensagens com a etiqueta Ovos

Queijinhos de Ovos

Imagem
Vi um directo no facebook na página do Faz&Come e pronto lá tive de reproduzir a receita, claro que não fiz como o chefe Rui Ribeiro que deixou arrefecer de um dia para o outro, moldei logo e comemos ainda mornos, sim o único que foi comido frio foi o que guardei para levar para casa da mãe no dia seguinte.
cá vai esta delicia é fácil e divina, até para mim que não gosto de amêndoas não sabia amêndoas, estavam mesmo bons, deu para 8, sim não eram muito pequenos e um conselho não dobrem a receita porque se não comem tudo.

Receita original aqui.



INGREDIENTES 130 gramas de açúcar 5 gemas de ovos biológicos 40 gramas de amêndoa moída 70 ml de água Açúcar em pó par apolvilhar
PREPARAÇÃO Coloque a água e o açúcar numa caçarola. Deixe ferver até atingir o ponto de pérola (108º).  À parte, misture as gemas com a amêndoa moída. Adicione, em fio e sem parar de mexer, a calda de açúcar à mistura das gemas. Volte a colocar tudo na caçarola e leve novamente ao lume, sem parar de mexer, até descolar do t…

Pirilampo a cavalo

Imagem
Estava eu a passar por aqueles blogs que costumo seguir e..... adorei o titulo da receita.
Tinha febras a descongelar e decidi fazer com algumas alterações.
Ficou fantástico. Obrigada Patricia por mais uma partilha fantástica. Blog Receitas da Piteca, podem ver aqui a receita original.
Ingredientes:
6 Febras
1 colher (sopa) de manteiga
Ovos (os precisos)
Sal e pimenta a gosto
1/2 limão (sumo)
Noz moscada ralada (Suldouro) a gosto 
Azeite q.b.
Caldo de carne q.b.

Modo de preparação:

Tempere-se os bifes com noz moscada, sal, pimenta e sumo de limão e deixe marinar mais ou menos uma hora.
Deite numa frigideira a manteiga e o azeite suficiente, no qual se fritam os bifes, que se colocam numa travessa.
Adicione um pouco de caldo de carne ao molho deixado na frigideira pelos bifes e despeje-o sobre estes.
Sobre cada bife coloca-se um ovo estrelado.
Fritam-se batatas em palitos grossos e dispõem-se em redor dos bifes.
Sirva.


Esta receita foi feita em parceria com:

Obrigada por estar desse lado.

Leite Creme

Imagem
bem estava com goludice e fui a procura de uma receita rápida de leite creme, porque me apetecia muito usar o meu maçarico que tinha comprado no chinês, resultado um leite creme que demora menos de 15 minutos, mas.... quem usou o maçarico foi mesmo o marido, até os brinquedos novos que chegam a minha cozinha eu tenho dificuldade em ser a primeira a experimentar, enfim. Estava delicioso.
Colocar 1 litro de leite (retirar um pouco para desfazer o amido de milho) a ferver com um pau de canela (Suldouro) e uma casca de limão.
Numa taça á parte colocar 30 grs de amigo de milho dissolvida num pouco do leite ainda frio, juntar 6 gemas.
Assim que o leite tiver fervido verter um pouco para a mistura "Aquecer" e não cozer as gemas, deitar novamente no 

Obrigada por estar desse lado.

Sericaia

Imagem
Fiz esta sericaia porque queria muito experimentar pois toda a gente falava que era bom.

E assim mais um desafio superado no cantinho das cozinheiras.

No blog As recitas da Piteca estava lá, pareceu muito fácil e decidi fazer, mas achei que 12 ovos era muito então fiz metade da receita.

A receita original podem encontrar aqui.

Tenho a dizer que gostámos bastante, pois também não sabia se ficaria tipo pudim ou tipo bolo, mas olhem na minha opinião não passa de um suflê de canela, ou não fiz bem, ou deixei cozer demais ou então é mesmo assim.

A minha receita, como disse, foi metade dos ingredientes e mesmo assim tive de usar dois pirex (um pirex e um tabuleiro), pois ficou muita "massa" por causa das claras, claro que cresce um pouco no forno mas assim que se retira baixa imenso, dai eu dizer que parece um suflê, e também tem a textura do suflê, enfim.

Ingredientes:

1/2 Litro Leite
1 Casca limão
1 Pau canela
62,5 grs Farinha
6 Ovos
250 Grs de açúcar.
Sal q.b.
Canela em pó (Su…

Torta de coco - Desafio Alexandra Abrantes

Imagem
Mais uma receita da Alexandra Abrandes do blog Bimbexpress
Receita original

Mais uma receita super prática e deliciosa, é a mesma que a minha avó me deixou para fazer bolinhos de cocô, mas a Alexandra fez uma torta e eu decidi experimentar com este formato, tenho de dizer que não correu como o esperado, foi muito difícil fazer a torta, eu gosto da massa mais para o mal cozinhado e não foi o que ficou, logo começou a partir-se e ficou difícil, mas aconselho a experimentarem e não deixarem cozer tanto fica mais fácil garanto.
INGREDIENTES: - 6 ovos - 350 gramas de açúcar (A receita leva 500 gramas mas acho que fica muito doce) - 200 gramas de coco ralado
PREPARAÇÃO Coloque numa taça todos os ingredientes e mexa bem, a massa não fica muito unida mas, se pegar com as mãos vai conseguir moldar. Pré-aqueça o forno a 150 ºC. Unte com margarina, ou com óleo em spray, um tabuleiro de tortas e forre com papel vegetal. Torne a untar. Deite a mistura no tabuleiro e leve a cozer durante cerca de 15 minutos…

Arroz Enformado - Desafio

Imagem
Mais um desfio superado, esta receita era para ter sido publicada ontem mas devido a falta de tempo é publicada hoje.
Uma receita super prática e rápida que agrada em especial todas as crianças mas também fica uma vista espectacular numa mesa para os adultos.

Receita da Alexandra Abrantes do Blog Bimbexpress receita original



Ingredientes: - 1 chávena de Arroz Carolino Bom Sucesso
- Colorau, q.b. (não usei) - 1 fatia grossa de fiambre da pá (usei pedaços de bacon)
- Cenoura Ralada
- Ervilhas congeladas - Soja, quantidade a gosto (não usei) - 6 salsichas pequenas - 1 omeleta de 2 ovos Preparação : Numa frigideira colocar o bacon a tostar, reservar. Num tacho com água e sal colocar as ervilhas e a cenoura ralada para cozer, reservar. Bater 2 ovos com um pouco de sal, e colocar na microdelicia 2 minutos, verificar se já estiverem partir em pedaços pequenos, se ainda não estiverem colocar mais uns segundos. Na micro arroz (ou num tacho) colocar 2 copos de água e um de arroz, uma pitada de sal e levar a…

Nozes de cascais

Imagem
Vi várias receitas deste iguaria que adoro, mas algumas levavam amêndoa, e eu detesto amêndoa, até que vi uma receita que não tinha amêndoa, mas as quantidades pareceram exagerados, então arranjei um meio termo, deu para fazer 14 nozes, mas...tinha de fazer asneira certo????
Eu comprei gemas porque adoro receitas com gemas e já estou farta de ficar com claras no congelador, por isso usei as gemas do pacote, só que não fui verificar a equivalência aos ovos...

Pois foi eu queria colocar 8 gemas (a receita original eram 8 gemas, eu fiz metade da receita mas não queria diminuir as gemas porque não ia colocar amêndoa) para 50 grs de água e 130 grs de açúcar, para o vidrado 80 grs de água com 250 grs de açúcar e um pouco de sumo de limão, (este não coloquei não sabia mas não tinha limões em casa).

Fiz as contas e se 200 grs de gemas que tinha usado para fazer o toucinho del cielo eram o equivalente a 6 gemas, seriam 266 grs de gemas para fazer 8, foi o que coloquei, achei que eram muitas m…

Pampilhos - Direto

Imagem
Fiz um direto com esta receita, mas existiu tantos percalços com a gravação que no fim reduzi em muito o video, e como não consegui filmar direito o que estava a fazer nem vos deixo aqui o video.
Mas vou deixar a receita direitinho para que possam fazer, não é nada difícil e é bem rápida de executar.

Os ingredientes para massa: 1 ovo + 1gema para pincelar 130grs açúcar 130 grs margarina amolecida 300 grs farinha.
Para os ovos moles: 130 grs açúcar 70 ml de água 6 gemas Canela q.b.
Modo de preparação: Bater o açúcar com a manteiga e o ovo, ir juntando a farinha.
Deixar a massa repousar no frio, enquanto isso preparar os ovos moles.
Num tacho aquecer a água com o açúcar, assim que tiver ponto espada (eu não me baseei nisto assim que começou a ferver) colocar um pouco da calda nas gemas (para que estas não cozam) e depois colocar novamente ao lume, acrescentar a canela, assim que começar a engrossar desligar e deixar arrefecer.
Esticar pedaços de massa com a ajuda do rolo com cerca de 4mm de espes…

Uma espécie de Tortilha com Frango

Imagem
Já andava com vontade de fazer uma tortilha, depois de ver tantas no facebook, mas, aqui na terra tudo é difícil, vocês entendem não é a nossa cozinha onde temos tudo e mais alguma coisa, as nossas coisas, fica difícil. Mesmo assim consegui fazer uma espécie, com restos de frango.
Então depois de ter visto um video na Cozinha do Gamita a fazer uma tortilha tive em atenção a vários passos que achei essenciais para que esta saísse minimamente direita, sim as minhas nem as omeletas saem direitas.
Então temos de deixar cozinhar bem antes de virar, pois é e com a colher ir dando uns "jeitos" para que ela não se cole as laterais e fique um pouco mais pequena que a frigideira, para caber num prato na hora de virar.
Cozi umas batatas inteiras só até ficarem cozinhada e um pouco ainda rijas para conseguir cortar em rodelas, as minhas ficaram um pouco grossas. Numa tigela bater uns ovos eu fiz o numero de pessoas mais 1, temperar com sal e picar muito finamente uma cebola e juntar ao…

Salada de Bacalhau com Grão

Imagem
Uma receita só para tirarem ideias.
Por vezes as receitas habituais a gente esquece naquele aperto que não se sabe bem o que fazer e uma coisa super simples e antiga, muito saborosa para o verão uma comida fresqueinha.
Cebola e alho picados finamente, bacalhau cozido e desfiado, batatas cozidas e cortadas em pedaços pequenos, ovos cozidos.  Temperar com azeite, vinagre e sal. Se quiserem coloquem um pouco de salsa a enfeitar.
Super simples e delicioso não?

Batatas, Alheira e Ovos no forno

Imagem
Vi uma receita com o titulo alusivo aqui, e mesmo sem ver a receita fiz.

Como sou muito preguiçosa, coloquei batatas congeladas já cotadas aos cubos num tabuleiro, temperei com paparika (suldouro), sal, e um fio de azeite, misturar bem e depois espalhar.

Abrir 2 alheiras e colocar a "carne" em cima das batatas, colocar ovos (conforme o numero de pessoas).

Levar ao forno cerca de 30 minutos ou até as batatas estarem "cozidas".

Ficou uma refeição muito rápida, na medida que não precisamos estar sempre a mexer e sempre de olho.

Ficou bem saborosa e um pouco mais saudável pois não fritei nem batatas nem alheira.

Se quiserem podem descascar batatas e cortar em cubos, ai sim fica bem mais saudável.

Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito.

Arroz Salteado

Imagem
Mais uma receita super rápida e muito saborosa, desta vez retirei na integra do livro Sal & Açúcar da querida Carla Oliveira.

Tem receitas muito práticas para o dia a dia.

Espero que gostem

Não tem medidas porque é daquelas receitas que se faz para um ou para 10.

Numa frigideira colocar cubos de bacon e fritar um pouco, junta uma lata de milho.

Numa taça colocar arroz (pode ser arroz que tenha sobrado de outra refeição, eu fiz de propósito), Usei arroz de suchi da Bom Sucesso, Lavei o arroz antes de o cozinhar.

Juntar tudo e polvilhar com salsa.

Colocar um ovo estrelado em cima para cada um (quem quiser claro).

Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito


Salada de Pescada com Batatas

Imagem
Neste tempo de calor tem-me apetecido comer coisas mais frescas.
Eu adoro "mixórdias" pois é adoro doce salgado, e assim quando está tudo envolvido, bem para fazer com que as crianças também comam uma refeição que tem um aspecto diferente, mas, que é uma refeição que já é hálito comerem decidi fazer esta salada de peixe com batatas.
Como não podia deixar de ser fiz batota, sim devido à minha costela de preguiça.
Então cá vai...
Cozer 3 mimos de pescada em água, sal e umas gotas de limão. assim que estivem cozidos desfiar ou partir em pedaços mais pequenos. Cozer batatas cortadas em cubos e 3 ovos em água e sal, (aqui está a minha batota cozi batatas congeladas aos cubos). Assim que estiver tudo cozido, colocar numa saladeira o peixe e as batatas, juntar os ovos cortados grosseiramente. Temperar com azeite, vinagre e 1 colher de maionese.
Espero que gostem e se inspirem.
Bom proveito

Queijadas de Leite

Imagem
Bem depois de ter comprado na feira do livro estes maravilhosos livros, há que dar uso certo?

Directamente do Livro 5 5 5 da Rita Nascimento saíram estas queijadas são tão boas e tão rápidas de fazer....

Ingredientes

250 ml de leite
25 grs manteiga (eu derreti)
150grs açúcar
1 ovo
50 grs farinha

Modo de preparação:

Misturar tudo colocar em formas de queques untadas ou com óleo ou spray desmoldante, levar ao forno 25 a 35 minutos em banho maria ( eu saltei esta parte esqueci-me do banho maria, mas ficaram excelentes)

Desenformar depois de frias (se tentar antes desfazem-se todas).

Colocar em papeis de bolo.

Polvilhar com açúcar  pó
Espero que gostem e se inspirem.
Bom proveito

Tortilha

Imagem
Depois de comprar a minha micro delicia com a Paula Matias, tinha de experimentar.
E como os nossos aparelhos na cozinha não podem servir só para uma coisa, decidi experimentar fazer uma tortilha, de forma bem mais simples, rápida e sem gordura nenhuma ficou com a forma espectacular e não se desfez..
Descasquei algumas batatas e cenouras, passei na mandolina para que ficassem finas. Dispus na micro delicia (usei as duas pois somos 5 e ainda descasquei batatas e cenouras para fazer mais duas, mas afinal não foi preciso as duas micro delicias chegaram para os 5 e ainda sobrou um pouco), batatas, cenoura, alguns pedaços de fiambre cortado em pedaços pequenos e chourição também.
Numa tigela a parte bati uns ovos temperados com sal pimenta e coloquei um pouco de leite.
Coloquei em cima de tapei.
Levei ao microonda 5 minutos e reparei que ainda não estava, coloquei mais 5 minutos, depois espetei com um garfo para garantir que as batatas estão cozidas.
Virei ao contrario e coloquei num prat…

Pudim de Ovos - Robot Be Pro Chefe Delicook

Imagem
Bem já tinha saudades da minha panela elétrica....
Desta vez uma menina perguntou se já tinha feito pudins, e disse que ficavam com uma textura fantástica e só demorava 15 minutos.
Apressei-me logo a fazer, em banho maria nunca tinha feito pudins, sempre no microondas, adoro mas realmente a textura não é a mesma.
Pronto cá vai
Numa tigela colocar 1/2 litro de leite, 5 ovos e 150 grs de açúcar, mexer com vara de arames.
Colocar numa forma de pudim untada com caramelo liquido, colocar na delicook com água até a meio da forma, colocar na temperatura máxima (3), e na função guisar durante 15 minutos.
Assim que acabar o tempo deixar mais um pouco já desligado, retirar e deixar arrefecer, desenformar e levar ao frio.
Muita atenção é mesmo necessário que deixem arrefecer pois eu não deixei e ao desenformar partiu-se, sim por aqui costuma-se dizer que não se come inteiro hihi.
Espero que gostem e se inspirem.







Receita em parceria com A Metalurgica Bakeware Produtions, S A

Pudim de Ricotta

Imagem
Receitinha retirada do livro da Carla Oliveira, Sal & Açúcar. Passando à publicidadde, podem adquirir o livro entrando aqui e escolhendo aqui, é baratinho e têm refeições super práticas e rápidas bem ao nosso gosto.
Cá vai...
Numa tigela misturar 250 grs de ricota, 200 grs de açúcar, 4 ovos grandes e 200 ml de natas, (também uma colher de chá de amido de milho mas eu esqueci-me e ficou delicioso)
Depois de bem misturado colocar numa forma de pudim previamente untada com caramelo.
Levar a cozer em banho maria num tacho. Demorou cerca de 1 hora na panela de pressao deve demorar menos tempo, no livro diz mais ou menos meia hora.
Espero que gostem e se inspirem.
Bom proveito

Bacalhau à Gomes Sá

Imagem
Depois de tanto ver receitas de bacalhau à Gomes Sá não venho ensinar nada a ninguém, venho inspirá-los tal como me inspiram a mim.

Cozi bacalhau que já estava demolhado e desfiei. Cozi batatas já descascadas e cortadas em rodelas de modo a que ficassem ainda rijas. Numa frigideira fiz um refogado com bastante azeite, cebola cortada em rodelas e bastante alho, deixei a cebola ficar macia e ganhar alguma cor. Cozi ovos e cortei em rodelas. Numa travessa de levar a mesa coloquei bacalhau, o refogado em cima e depois as batatas, em cima os ovos, polvilhei com salsa picada das Aromáticas vivas.
Espero que gostem e se inspirem.
Bom proveito

Lasanha com Massa Fresca com Cenoura

Imagem
Fiz este video o meu primeiro, de Lasanha de massa fresca, usei a minha fantástica máquina nova e ficou uma delicia. Fiz a massa da lasanha com cenoura.
Vejam o video e se tiverem duvidas digam. 
Ingredientes para a massa:
300 gr Farinha tipo 55 3 Ovos 1 cenoura Farinha q.b. para amassar.
Para Molho béchamel (este fiz a olho)
Manteiga, Farinha, Leite, Noz moscada, Pimenta, Sal Quando fica com grumos passo a varinha mágica.
Queijo ralado para polvilhar no final.
Para recheio de carne (também a olho)
Carne picada (restos que vou acumulando no congelador das sobras, carne guisada, salsichas frescas, carne assada, febras costeletas, frango....) normalmente acrescento chouriço e pico tudo, Azeite, Sal, Polpa Tomate, Cebola, Alho, caldo de carne (num litro de agua desfaço um caldo de carne)
Fazer a montagem e levar ao forno até o queijo estar dourado, como é massa fresca é menos o tempo no forno, e como a carne e o molho ainda estão mornos aquando a montagem a massa vai cozendo.

Espero que…

Bolos de Arroz

Imagem
Esta receita experimentei uma vez, no café onde vou todos os dias, estavam deliciosos pedi a receita e .... aproveitamento de arroz. Dá para fazer de muitas maneiras, tenho a acrescentar que irei fazer para a minha mesa de natal, com uns molhos fica divino.


Arroz cozido (restos)
1 ovo
queijo ralado
hortelã - Aromáticas Vivas

Tudo no processador, formar bolas fritar em oleo quente até ficar dourado.

Podem acrescentar o que quiserem, desde azeitonas, pedaços de queijo no interior, passas, tudo o que quiserem e idealizarem.

Espero que gostem e se inspirem

Bom proveito