Nozes de cascais



Vi várias receitas deste iguaria que adoro, mas algumas levavam amêndoa, e eu detesto amêndoa, até que vi uma receita que não tinha amêndoa, mas as quantidades pareceram exagerados, então arranjei um meio termo, deu para fazer 14 nozes, mas...tinha de fazer asneira certo????
Eu comprei gemas porque adoro receitas com gemas e já estou farta de ficar com claras no congelador, por isso usei as gemas do pacote, só que não fui verificar a equivalência aos ovos...

Pois foi eu queria colocar 8 gemas (a receita original eram 8 gemas, eu fiz metade da receita mas não queria diminuir as gemas porque não ia colocar amêndoa) para 50 grs de água e 130 grs de açúcar, para o vidrado 80 grs de água com 250 grs de açúcar e um pouco de sumo de limão, (este não coloquei não sabia mas não tinha limões em casa).

Fiz as contas e se 200 grs de gemas que tinha usado para fazer o toucinho del cielo eram o equivalente a 6 gemas, seriam 266 grs de gemas para fazer 8, foi o que coloquei, achei que eram muitas mas como elas enganam, nem liguei, depois de colocar na calda fui espreitar na embalagem e....ups 10 gemas são 172 grs, ou seja coloquei uma carrada de gemas para a calda, mas digo-vos ficou bem bom não ficou exageradamente doce e correu lindamente, consegui moldar as "nozes" e colocar a calda em cima, essa até ficou fantástica, não fosse começar a arrefecer para as 4 ultimas que ficaram com açúcar em pedra em cima, mas foram logo comidas nem foto tiveram direito..



Bem vamos lá.

Num tacho colocar 50 grs de água, com 130 grs de açúcar, deixar a calda ferver até o açúcar estar completamente dissolvido, colocar em fio nas gemas e depois colocar novamente ao lume até engrossar.
Colocar num prato a arrefecer, se necessário colocar no frio.
Enquanto espera que arrefeça, fazer o vidrado, colocar no lume 80 grs de água com 250 grs de açúcar e deixar até ficar o ponto pérola.

Moldar bolinhas com o creme de ovos, com as mãos untadas com óleo para que estes não peguem nas mãos, colocar uma metade de noz em cima de cada um e com um garfo e uma colher deitar o vidrado em cima, colocar num tabuleiro com papel vegetal e deixar secar, depois colocar em formas de papel.

Espero que gostem e partilhem.

Bom proveito

Obrigada por estar desse lado.

Comentários