Mensagens

A mostrar mensagens com a etiqueta Pão

Pão de Trigo e Espelta Sem Amassar

Imagem
Já tinha visto a receita, e como no fim de semana quando temos mais tempo para os pequenos almoços, tinha de fazer, também encontrei cá por casa uma embalagem de farinha de espelta aberta e não sabia onde usar, pois, não foi tarde nem cedo e fiz. Como só me lembrei de fazer pão eram 23h00, um pouco tarde para colocar no robot a bater, e porque as massas demoram cerca de 2 a 3 horas a levedar para o dobro, nunca a noite toda (já deixei uma vez a noite toda e a massa ficou com imenso ar mas o pão ficou massudo), lá fui eu para a cozinha sem robot foi só colocar tudo numa taça e mexer com colher de pau. Tapar levedar até ao dia seguinte, o meu ficou mais que as 8h00 que o Rui recomenda ficou até as 9h00, quando coloquei num tacho de barro, mas achei que era muito e como ainda ia crescer, resolvi dividir a massa e colocar ta,bém num pirex com tampa.
Outra coisa que não fiz como o Chefe Rui diz foi ligar o forno e aquecer o tacho, isso ia demorar muito e as 9h00 já é tarde para ainda coze…

Pão Tigre

Imagem
Fiz este fantástico pão que aprendi no 
Receita da Isabel Zibaia Rafael do blog Cinco quartos de laranja, este pão foi feito com a levedura da Activa Vita D, com vitamina D e é excelente, desde que descobri que só uso esta, faz bem a saúde sem se dar conta e não fica nem o cheiro nem o sabor da fermentação.
Ora vamos lá a receita:


Ingredientes:
500 Grs de farinha de trigo T55 300 ml água morna 7 Grs de Levedura de Padeiro Activa Vita D. 20 Grs de manteiga sem sal 15 Grs de açúcar 15 grs leite em pó 9 grs de sal fino
Para cobertura 75 grs farinha de arroz pitada de sal 10 grs de açúcar 15 ml de óleo 1/2 colher de chá de levedura de padeiro Activa Vita D 15 ml de água
Modo de preparação.
Pré aquecer o forno a 240º 
Colocar os ingredientes numa taça e amassar bem cerca de 10 minutos na velocidade mínima, se não tiver robot pode amassar à mão até que a massa fique bem ligada. Colocar numa taça polvilhada com farinha e tapar com um pano para levedar, cerca de 1 hora ou até ter dobrado de …

Pão

Imagem
Desta vez fiz uns papo secos super normais, usei a receita de pão na coquette (pirex com tampa) que a Sylvie partilhou, a partir dai é sempre a que faço sai sempre bem, desta vez não coloquei na coquette (pirex) fiz uma bolas e assei no forno normalmente, ficaram fofos e estaladiços, ainda quentinhos não sobrou para o jantar.
Ingredientes: 500 Grs de Farinha de trigo T55 300 ml de água morna 10 grs de sal 7 grs de Levedura Activa Vita D
No robot ou à mão amassar bem os ingredientes.
Deixar levedar até dobrar o volume. Voltar a amassar um pouco formando as bolas, colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixar levedar novamente, colocar no forno pré aquecido, usar um tabuleiro em baixo com água pelo menos durante os primeiros 15 minutos, desligar assim que estiverem dourados.
Um truque que aprendi para saber se o pão está cozido é dar uma pancada com os dedos e se fizer um barulho oco estão perfeitos.
Obrigada por estar desse lado.

Esta receita foi feita em parceria com


Pães de Leite

Imagem
Aqui vos deixo mais uma massa divina que não precisa de ajuste, deste blog As Coisas da Mãe Sofia que tem receitas maravilhosas e de confiança.

Ficaram gigantes e super fofos, ficariam um pouco melhores (se é possivel) se o meu forno não queimasse tudo por baixo, mas é novo e estamos a testar ainda.

Vamos lá Receita transcrita da original, pois não fiz acrescentos rigorosamente nenhuns.

Ingredientes: 500g de farinha 200g de leite morno 60g de açúcar 2 ovos 25g de fermento fresco (usei 7 grs de Fermento seco Activia D) 60g de manteiga à temperatura ambiente 1 ovo para pincelar

Dissolver o fermento na leite e misturar todos os ingredientes na tigela de uma batedeira, à excepção da manteiga. Quando os ingredientes estiverem todos bem incorporados e juntar a manteiga e bater mais um pouco até a manteiga ficar bem incorporada na massa. Polvilhar a bancada de trabalho com farinha e amassar a massa à mão até a massa se descolar das mãos. Colocar num alguidar polvilhado com farinha, tapar com um pano …

Pão com Chouriço - Workshop cinco quartos de laranja e activa D

Imagem
Estes pães com chouriço, fiz a receita que aprendi no workshop da Isabel do Blog Cinco Quartos de Laranja em parceria com Activa Vita D.
Já vos falei desta levedura aqui, então vamos lá a receita destes pães com chouriço.
Ingredientes: Biga (200 grs de farinha / 120 Grs de água / 2Grs de levedura de padeiro Activa Vita D) 400 grs de Farinha de Trigo T65 285 ml de água morna 7 gs de Levedura de padeiro Activia Vita D 9 grs de Sal fino
Ingredientes para o recheio: 1 Choiriço (mais ou menois 200 grs) orégão q.b. (usei Suldouro) Azeite q.b.
Modo de Preparação:
A biga é feita com antecedência (no workshop a Isabel trouxe já feita, tinha sido de um dia para o outro) eu deixei levedar até ficar o dobro ou o triplo do tamanho.
Colocar os ingredientes numa taça. Adicionar a água e amassar mais ou menos 8 minutos (lembro no workshop fizemos tudo à mão, em casa fiz na máquina, a massa tem de ficar lisa e sem pegar nas mãos)
Tentem não acrescentar nem mais farinha nem mais água se forem amassand…

Rolinhos de Canela

Imagem
Uma receita que fizemos no wokshop da Isabel Zibaia do blog Cinco Quartos de Laranja com a parceria de Activa Vita D.
Receita super simples e ficaram deliciosos, já fiz mais que uma vez, mas deixo aqui a receitinha para vocês tentarem e se deliciarem.
Digo já uma coisa que a Isabel salientou e muito bem estes rolinhos têm de levar muita manteiga, depois podem ir fazer uma caminhada, mas só ficam deliciosos se levarem esta tanta manteiga.
Este fermento Vita D é uma levedura para massa levedas ou massa de pão, tem vitamina D acrescentada que se vai desenvolver quando está no forno, não tem sabor.
A diferença que notei foi que entre esta levedura e a da fermipan, esta não deixou o cheiro nem o sabor que o fermipan deixa quando faço pão, e não estou a falar no workshop porque ai parece sempre que é diferente do que fazer na nossa cozinha, mas como já experimentei na minha cozinha a diferença que vejo é mesmo essa.
É um produto novo que foi agora para os hipermercados encontra-se na zona d…

Massa Versátil

Imagem
No grupo cantinho das Cozinheiras do Facebook colocaram lá este video, não resisti tive de fazer.
è tão , mas tão fácil, leva 1 + 3/4 chávena de farinha com fermento e 1 chávena de iogurte grego, mexer, amassar e já está fazer pretzels que foi o que escolhi, também lá no video mostra que pode ser uma base para pizza, pode fazer bagels.
Eu escolhi estes e coloquei umas pedras de sal em cima, pensei que ficariam crocantes mas não ficaram, isto é mesmo uma massa de pão que não tem sal, outra menina fez bagels com sementes em cima e ficaram super fofos.
Uma receita que irei repetir porque é mesmo muito fácil mas talvez faça uma base de piza ou uns simples papo secos.
Espero que gostem e se inspirem.
Bom proveito 


Pão com chouriço e ou Pizza

Imagem
Mais uma receita que foi partilhada no cantinho das cozinheiras, esta trouxe para vocês guardem que não se vão arrepender.
Este pão não necessita levedar, é uma receita muito prática e podem usar de diversas maneiras.
Aqui deixo duas, pão com chouriço e Pizza, mas podem fazer pão de chocolate, pão simples, pão com o que quiserem, calzedones tudo até onde a imaginação nos levar.
Ingredientes:

- 330 ml água
- 500 gr Farinha
- 2 Colheres chá Açúcar
- 2 Colheres Sopa de Azeite
- 1 Colher de sopa de Sal
- 1 Saqueta fermento seco ( 7g)

Preparação:

- Levar a água com o açúcar e o fermento ao lume até dissolver ( não deixe ferver nem aquecer muito a água, aconselho 40graus).

- Colocar no copo da batedeira e juntar o resto dos ingredientes. ( Quem não tiver batedeira pode bater á mão)

- Bater 2,5 minutos, Deixar descansar 3 minutos e voltar a bater mais 2 minutos e meio.

- Colocar a massa na bancada enfarinhada e cortar o pão a medida desejada.

- Leve ao forno a 180 graus por 15-20 minutos.

Dicas:

- Não me…

Cogumelos Frescos Salteados no Pão

Imagem
Bem depois de tanto ouvir dizer que cogumelos frescos são deliciosos... Eu não gosto mesmo é da textura, mas decidi comprar para o marido e filhos, eles gostam, e lá me aventurei a fazer esta iguaria. Ficaram fantásticos segundo consta, e decidi colocá-los dentro de um pão porque utilizei o miolo para uma receita e era um desperdício mandar fora, ora calhou que nem ginjas...
A primeira de muitas ainda sobraram e já me deram várias sugestões para usar, e cá em casa já me avisaram que não querem mais cogumelos enlatados...
Ingredientes:
Cogumelos frescos cortados em fatias Azeite (até ocupar o fundo da frigideira 5 dentes de alho cortados fininhos Vinagre balsâmico (usei da paladim)
Modo de preparação: Numa frigideira colocar o azeite e os alhos, deixar fritar um pouco, colocar os cogumelos e mexer para que todos absorvam o azeite, deixar cerca de 5 minutos, ir vendo e mexendo. Deitar um pouco de vinagre balsâmico e mexer, deixar cozinhar cerca de cinco minutos ou até estarem macios. C…

Pão

Imagem
Carla Oliveira


Mais uma receitinha da Carla oliveira, ela é mesmo uma querida. Sabiam que escreveu um livro???? Há pois foi chama-se Sal & Açúcar, tem receitas muito básicas e fáceis de fazer.
Para este pão fofinho usei: 200 ml de água 120 ml leite 20 Grs manteiga 20 Grs Fermento de padeiro fresco 1 pitada de açúcar 500 Grs de farinha de trigo 1 pitada de sal
Modo de preparação:
Amornar a água, leite, manteiga e açúcar.
Dissolver o fermento nessa mistura.
Num robot de cozinha (ou à mão) amassar tudo juntamente com a farinha e sal.
Deixar levedar até dobrar de volume.
Dividir a massa em 12 bolas e colocar num tabuleiro com papel vegetal.
Colocar no forno previamente aquecido a 180º cerca de 10 minutos ou até ficarem douradinhas.
Espero que gostem e se inspirem.
Bom proveito






Pães Doces

Imagem
Vi estas delicias no blog Faz e come que tem umas receitas divinas e super fáceis, este não foi assim tão difícil como parece ao inicio.

Transcrevi a receita tal e qual pois não arrisquei fazer alterações, só coloquei algumas sementes de sésamo em 6 pães para experimentar porque aqui adoramos pão com sementes em cima.


INGREDIENTES Para o pré-fermento:

170 gramas de farinha tipo 65 75 ml de água 35 gramas de fermento fresco de padeiro


Para a massa final:
325 gramas de farinha tipo 65 125 ml de água 100 gramas de manteiga 50 gramas de açúcar 7 gramas de sal 1gema de ovo para pincelar


PREPARAÇÃO
Comece por misturar os ingredientes do pré-fermento. Amasse, com a mão, forme uma bola e deixe repousar, num recipiente tapado com um pano,  até dobrar o volume inicial. Adicione os restantes ingredientes e amasse até obter uma massa homogénea. (usei o meu robot para amassar) Passe a massa para uma mesa limpa, e trabalhe-a com as mãos durante cerca de 10 minutos. Forme uma bola com a massa e coloque-a num r…

Sandes em formato diferente com sementes

Imagem
Vi no canal 24 Kitchen no programa da Tia Cátia, era para ser cake pops mas por aqui viraram brigadeiro ehehe, achei super interessante e bem fácil de ser devorado.
Não custa nada.
Ingredientes:
100 Pão de forma sem codea 120 Grs de queijo fresco creme (usei tipo filadelfia) 100 Grs de Paio (dá para usar o que quiserem a receita original era com fiambre) Sementes para enfeitar usei de sésamo e de papoila. Formas de papel.
Modo de preparação:
Colocar os ingredientes todos excepto as sementes no processador. Retirar bocados pequenos e fazer bolinhas passar pelas sementes. Colocar nas formas de papel e servir.
Estes fiz para a festa de anos do meu filho mais velho, foram num instante, também podem servir como entradas.
Espero que gostem e se inspirem.
Bom proveito




Pizza em pão

Imagem
Fomos passear de manhã e.... esquecemos as horas, os pequenos no carro já gritavam com fome, queriam pizza, mc donald`s "beberkin" (burguer king) enfim queriam algo rápido. Pois eu não tinha nada a descongelar nem nada feito para aquecer, o marido deu a ideia colocas queijo e fiambre num pão e colocas no forno fazes pizza.
Assim foi compramos pão antes de chegar a casa, havia aqueles pacotes de ketchup da fast food coloquei em metades do pão, não havia fiambre abri uma lata de salsichas parti coloquei, acrescentei queijo ralado em cima e orégão.  Noutros coloquei o ketchup linguiça, queijo e orégão, ia colocando o que havia. Forno até ficarem corados e queijo derreter.
Bem não chegou o pão tivemos de ir comprar mais porque ficou tão, mas tão bom que todos repetimos, estavam melhores que pizza.
Hoje a pequena ainda pede, cachorro, pizza no pão e nuguetes (são os nomes que dá a comida que fiz)
Espero que gostem e se inspirem.
Bom proveito

Pão na Coquete

Imagem
Esta receita foi retirada na integra do blog A culinária e eu
Este pão já o fiz várias vezes, apontei no meu livrinho mas tão bem que depois tive de pedir ajuda novamente a bloguer Sylvie pois já não me lembrava.
Este pão é o unico (até agora) que sai bem cá em casa, fica mesmo pão, os outros temos de comer ainda quentes (diga-se também é cá um frete.... pão quente quase ninguém gosta certo?) este dura para os dias seguintes 8Foi o caso destes porque fiz dois) e está ainda fresco, não fica como o de compra que no dia seguinte já cheira a fermento, bem este pão é fantástico e rápido.
Cá vai a receita.
Ingredientes:
300 Grs / ml de água 25 grs de fermento fresco (usei seco da fermipan 11 grs) 10 Gsr Sal 500 Grs farinha de trigo
Modo de preparação:
Coloquei na batedeira com o acessório de amassar farinha, fermento e sal, fui deitando a água e quando começou a despegar retirei e coloquei num pirex com tampa pulvilhado com farinha. (o pão mais branco o pirex não tinha tampa então tapei co…

Pães de Leite - Desafio mensal a cozinhar com....

Imagem
Com muito gosto este mês calhou o blog. cozinha de uma desastrada da qual também sou fã, pois tem uma coisinhas muito práticas e rápidas bem ao meu gosto.
Retirei de lá já várias receitas, mais um blog que é difícil escolher o que "copiar", a menina é uma joia ajuda sempre que pode e quando não pode ou não sabe arranja maneira de o fazer na mesma.
Estes pães de leite foram os primeiros que fiz, ficaram uma delicia, tão fofos que foi difícil cortar para colocar a manteiga :)
Uma receita a repetir por que eu devo ter falhado na parte do forno, cozi com a ventoinha ligada, isso aprendi depois que a maior parte dos pães e bolos não devem ser cozidos com a ventoinha ligada, mas a vida é mesmo assim vivendo e aprendendo, por isso tenho de repetir....
Cá vai a minha participação:
Ingredientes:
250 Grs Farinha 1c. Chá sal 1 Saqueta de fermento (usei da fermipan) 120 Ml de Leite 30 Grs de açúcar 80 Grs Margarina (usei vaqueiro) 1 Ovo batido para pincelar no fim
Modo de preparação:
C…

Pão de Leite e Pão de Deus

Imagem
Vi esta receita numa página que é Cantinho do Jorge Anjos, e é de uma facilidade estas receitas....

Claro decidi experimentar...  Como para os pães de leite e para os pães de Deus a receita é igual, fiz dos dois.

Ingredientes:

500 Farinha
70 Açúcar
70 manteiga
50 ml Leite
200 ml água
25 Grs Fermento padeiro
1 pitada sal

1 ovo pincelar os pães de leite

Massa de côco para os pães de Deus

100 Côco
100 grs Açúcar
50 grs Manteiga
1 ovo

Modo preparação massa de côco:

Amassar todos os ingredientes até estarem bem ligados, Reservar.

Modo de preparação dos pães de leite ou de Deus:

Colocar o fermento (usei fresco) com 100 grs de farinha, sal o leite morno, desfazer bem o fermento e deixar repousar cerca de 20 minutos (eu coloco dentro do forno e cresce depressa sem correntes de ar, não precisa o forno estar quente ou ligado é só para fazer de estufa)

No robot, amassar a restante farinha com o açúcar, a água e a manteiga durante dois minutos da velocidade mínima (claro que se não tiver robot a…