Pães de Leite



Aqui vos deixo mais uma massa divina que não precisa de ajuste, deste blog As Coisas da Mãe Sofia que tem receitas maravilhosas e de confiança.

Ficaram gigantes e super fofos, ficariam um pouco melhores (se é possivel) se o meu forno não queimasse tudo por baixo, mas é novo e estamos a testar ainda.

Vamos lá Receita transcrita da original, pois não fiz acrescentos rigorosamente nenhuns.

Ingredientes:
500g de farinha
200g de leite morno
60g de açúcar
2 ovos
25g de fermento fresco (usei 7 grs de Fermento seco Activia D)
60g de manteiga à temperatura ambiente
1 ovo para pincelar


Dissolver o fermento na leite e misturar todos os ingredientes na tigela de uma batedeira, à excepção da manteiga. Quando os ingredientes estiverem todos bem incorporados e juntar a manteiga e bater mais um pouco até a manteiga ficar bem incorporada na massa.
Polvilhar a bancada de trabalho com farinha e amassar a massa à mão até a massa se descolar das mãos. Colocar num alguidar polvilhado com farinha, tapar com um pano e deixar levedar durante cerca de 1 hora ou até dobrar o volume.
Dividir a massa em várias porções (eu dividi em 8 porções) e fazer bolinhas. Espalmar as bolas de massa até se obter um círculo, dobrar um lado até ao centro do círculo e pressionar. Pegar no outro lado e dobrar até ao centro e beliscar a massa para ficar colada, de forma a ficar com um cilindro. Viram-se ao contrário e colocam-se os pães de leite num tabuleiro forrado com papel vegetal. Deixam-se levedar durante 40 minutos. Ao fim desse tempo fazem-se cortes com uma tesoura de cozinha na parte superior dos pães de leite, pincelam-se com ovo batido e levam-se ao forno pré-aquecido a 180ºC durante 15 minutos ou até ficarem dourados. Quando se bater no pão de leite e este fizer um som oco é porque está cozido e pode ser retirado do forno.


Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito





Obrigada por estar desse lado.

Comentários

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com