segunda-feira, 18 de setembro de 2017

Pães Doces



Vi estas delicias no blog Faz e come que tem umas receitas divinas e super fáceis, este não foi assim tão difícil como parece ao inicio.

Transcrevi a receita tal e qual pois não arrisquei fazer alterações, só coloquei algumas sementes de sésamo em 6 pães para experimentar porque aqui adoramos pão com sementes em cima.


INGREDIENTES
Para o pré-fermento:

170 gramas de farinha tipo 65
75 ml de água
35 gramas de fermento fresco de padeiro



Para a massa final:

325 gramas de farinha tipo 65
125 ml de água
100 gramas de manteiga
50 gramas de açúcar
7 gramas de sal
1gema de ovo para pincelar



PREPARAÇÃO

Comece por misturar os ingredientes do pré-fermento. Amasse, com a mão, forme uma bola e deixe repousar, num recipiente tapado com um pano,  até dobrar o volume inicial.
Adicione os restantes ingredientes e amasse até obter uma massa homogénea. (usei o meu robot para amassar)
Passe a massa para uma mesa limpa, e trabalhe-a com as mãos durante cerca de 10 minutos.
Forme uma bola com a massa e coloque-a num recipiente untado com um pouco de óleo. Tape com um pano e deixe repousar novamente, até voltar a dobrar o volume. (costumo colocar dentro do forno fechado e apagado)
Forme um cilindro com a massa e divida em 12 porções com cerca de 70 gramas cada uma. Com as mãos, tenda pequenas bolas e deposite-as  num tabuleiro grande, forrado com papel vegetal, deixando algum espaço entre cada. Pincele os pãezinhos com a gema de ovo diluída com uma colher de sopa de água. (aqui foi onde acrescentei as sementes de sésamo, antes de voltarem a levedar). Deixe repousar até aumentar significativamente de tamanho.
Entretanto, ligue o forno nos 210º.
Assim que os pãezinhos tiverem aumentado o seu volume para quase o triplo, meta-os no forno. Deixe cozinhar por cerca de 12 minutos, até que fiquem bem dourados no topo, mas carinhos por baixo.
Deixe arrefecer ligeiramente em cima de um rede antes de desfrutar deles simples, barrados com um pouco de manteiga.

Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito