Donuts


Estas pequenas maravilhas, pequenas porque as fiz assim, porque são mesmo de lamber os dedos e chorar por mais.

Esta receita é do blog Faz & Come do chefe Rui Ribeiro e não fiz alteração nenhuma a não ser quer utilizei a levedura em pó da Activa Vita D 6 grs.

Mais uma massa que não se mexe, nem se altera rigorosamente nada pois fica super macia, não agarra às mãos e é daquelas que dá um gosto enorme de trabalhar.
Também dá para fazer bolas de berlim e segundo o chefe também dá para pães de leite, mas estes donuts ficaram do outro mundo, fiz alguns com uma calda de açúcar em pó com água, e os últimos passei por açúcar e canela, entre os dois façam e escolham eu não consigo dizer qual o melhor.
Vamos lá à receita.




INGREDIENTES
300 grs de farinha tipo 65 sem fermento
100 ml de leite morno
50 grs de manteiga amolecida
7 grs Fermento Padeiro Activa Vita D
1 ovo
1 colher de sopa de açúcar
1 colher de café de sal fino



PREPARAÇÃO
Num recipiente, disponha a farinha e faça uma cavidade no centro. Adicione o açúcar, o ovo, a manteiga, o fermento e o leite.
Junte todos os ingredientes com as pontas dos dedos, arrastando para o centro um pouco da farinha.
Adicione o sal e amasse até formar uma bola.
Transfira a massa para uma bancada limpa e amasse durante cerca de 5 minutos, até a massa ficar elástica e descolar da bancada e mãos.
Volte a colocá-la no recipiente, tape com um pano ou com película aderente e deixe levedar cerca de uma hora a hora e meia, ou até que esta duplique o volume inicial.
Quando a massa tiver, pelo menos, duplicado o tamanho, estenda-a com o rolo até ficar com 1 cm de espessura.
Corte círculos com cerca de 6 cm e, usando um cortador mais pequeno ou mesmo uma tampa da garrafa de água, retire o centro.
Deixe repousar cerca de 20 minutos, tapados com um pano.
Com cuidado, sacuda a farinha e frite em óleo abundante (não podem tocar no fundo do tacho ou frigideira) até ficar dourado da parte de baixo, volte e deixe ficar bem douradinhos dos dois lados. É importante não ter o óleo muito quente para evitar que fiquem crus por dentro. Ah, frite também os "buracos". Deixe escorrer sobre uma grelha ou papel absorvente.

Depois se quiser coloque um pouco de calda ou açúcar misturado com canela ou coma assim mesmo que fica uma delicia.

Espero que gostem e partilhem muito.

Bom proveito.

OBS Esta receita foi feita em parceria com 
Activa Vita D


Obrigada por estar desse lado.

Comentários

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com