Torta de Noz doce de ovos e gila



Bem mais uma receita do desafio mensal da página  



   


Desta vez fui ao  O Blog da Inês  e rapinei uma receita que inicialmente era Torta de Amêndoa com doce de Ovo e Gila, Aqui fica o linke para a receita original receita original mas como não sou apreciadora de amêndoa achei que combinava bastante bem a noz, da qual sou fã.

Uma receita que vai estar com certeza na minha mesa de Natal. 

Terei que fazer algumas alterações pois achei que ficou doce demais (atenção eu sou gulosoa mas estava mesmo muito doce)

Ingredientes para o doce de ovos com chila:
  • 3 gemas   
  • 125 g de açúcar   coloquei 3 colheres de sopa de açúcar
  • 100 ml de água     coloquei 3 colheres de sopa de leite (aprendi a fazer o doce de ovos assim e como sai sempre bem nunca mudo)
  • chila q.b.    usei um pouco do doce que tinha feito o ano passado

Ingredientes para a torta:
  • 5 ovos
  • 200 g de açúcar    coloquei esta medida mas ficou muito doce
  • 100 g de miolo de amêndoa    usei 125 Gs. de noz
  • margarina e farinha para o tabuleiro   untei o papel vegetal com manteiga
  • açúcar q.b. para enrolar a torta

Modo de preparação:
Para fazer o doce de ovos levar ao lume o açúcar com a água até fazer ponto de pérola. Retirar do lume e deixar arrefecer um pouco, juntar as gemas batidas usando um coador. Levar novamente ao lume até fazer ponto de estrada. Retirar do lume e misturar muito bem com a quantidade de chila desejada e reserve.

Aqui fiz o meu doce colocar tudo no tacho, acender o lume e mexer sempre para não colar nem fazer grumos, assim que começar a engrossar apagar o lume.

Rale a amêndoa com pele. Piquei a noz no 1,2,3, De seguida bata as claras em castelo e junte o açúcar quase no fim mas continuando sempre a bater. Às claras, misturar com cuidado a amêndoa e as gemas, mexendo sempre cuidadosamente com uma vara de arames, sempre de baixo para cima. Num tabuleiro previamente untado com manteiga e polvilhado com farinha, colocar a mistura, tendo o cuidado de alisar a superfície, e leve ao forno a 180ºC durante 10 minutos. Para desenformar estenda um pano sobre a mesa e polvilhe-o com açúcar. Vire o tabuleiro para cima do pano de forma a desenformar a torta (que neste passo ainda não é torta!). Espalhe o recheio e enrole a torta com cuidado para não partir. A torta não deve ficar seca para não partir tão facilmente. 




A torta fica muito fofa mesmo, fica uma delicia.

Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito





Comentários

  1. Obrigada por teres escolhido uma receita do meu blogue, fiquei imensamente feliz! :)
    A tua versão ficou bem apetitosa, é que eu também adoro nozes. :) Beijinhos
    --
    O diário da Inês | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  2. Óptimo aspecto, só ingredientes bons :D
    Também faço o doce de ovos como tu, mas com água (para a próxima faço assim com leite para ver a diferença).
    Beijinhos ...
    Blog: Guloso qb

    ResponderEliminar
  3. Sou a fã nº1 da combinação noz + doce de ovos, é uma verdadeira maravilha! Numa torta nunca experimentei, por acaso :) Essa ficou linda!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com