Tarte de Limão Vibrante

Vi esta receita no canal 24 Kitchen, do Rodolph Van Veen, depois de muita pesquisa na net encontrei a receita, eu vi tudo e apontei os ingredientes mas não sabia as quantidades, por isso fui ao google traduzir.

Eu fiz alterações, em vez do matcha coloquei 2 mãos cheias de espinafres congelados, para lhe dar uma cor mais esverdeada, como não tenho tabuleiro grande como o dele que fez a massa em dois discos e uma tira, para colocar á volta da forma, cozi o bolo numa forma, depois cortei uma "tampa" para colocar o ganache no interior.

Para a massa também alterei os pistácios, coloquei amêndoas e amendoins metade de cada.

Deixo aqui a receita original, podem ver o video.

Massa do bolo:
50 g de manteiga
Pistácio 115 g (coloquei amêndoas e amendoins) 130 g o açúcar 3 ovos 100 g da proteína (coloquei farinha de arroz) 25 g de farinha 1 colher de sopa de chá em pó (coloquei 2 mãos cheias de espinafres congelados)

Pré-aqueça o forno a 220 ºC. Derreta a manteiga. Triture finamente o pistácio com metade do açúcar e as folhas de espinafres. Misture a massa do pistácio com as gemas e mexa bem, junte a manteiga amolecida, as farinhas.
Bata as claras em castelo com o resto do açúcar, envolver bem a massa com muito cuidado para não retirar ar.
Espalhar a massa com 3 mm de espessura num tabuleiro coberto com papel manteiga. Asse cerca de 8 minutos. (eu coloquei numa forma de 15 cm e fiz teste do palito)

Para Ganahche
50 g de chocolate amargo 100 ml de natas
1 colher de sopa creme de avelã (tipo nutela) 1 colher de sopa de manteiga

Para Nogatine
25 g o açúcar 25 g os avelãs

Leve as natas a ferver e dissolva o chocolate. Adicione o creme de avelã e a manteiga e mexa bem. Caramelize o açúcar e misture nas avelãs. Coloque as avelãs num tabuleiro coberto com papel vegetal e deixe esfriar. Picar as avelãs para nougatine. Misture a nougatine com o ganache.

Recorte dois círculos de 15 centímetros da massa. Corte uma barra de 3 centímetros de largura e o comprimento de toda a volta da forma. Coloque uma folha de plástico nas laterais da forma e coloque a barra da massa contra a borda. Coloque um círculo de massa na forma. coloque uma camada da ganache. coloque o outro circulo. ( como queria que se visse a massa e não o recheio, abri uma "tampa" e coloquei a ganache no meio)

Bavaroise de limão
250 ml o leite 3 folhas de gelatina 3 gemas 50 g do açúcar 1 limão sumo 150 g das natas batidas (com açúcar tipo chantily)

Levar o leite a ferver. Mergulhe a gelatina em uma tigela com muita água fria. Bata as gemas e o açúcar até fazer espuma, esprema o limão e adicione o sumo. Deite o leite a ferver. Despeje o creme de volta na panela e deixe em fogo baixo sem ferver. Retire a panela do fogo. Esprema a gelatina e dissolva a gelatina no creme e deixe esfriar o creme. Bata o creme e envolva o chantily Deite a bavaroise de limão no bolo e deixe-os no congelador durante pelo menos 2 horas.
Para cobertura 3 colheres de sopa de geleia de damasco (usei doce de pêssego) 1 colher de chá de açafrão
Leve a geleia de damasco para ferver com um pouco de água e açafrão. Deixe esfriar e cubra o bolo com ele. Retire o bolo do anel, retire o plástico e deixe o bolo derreter. Decore o bolo com um ramo de groselha. (eu decorei com missangas coloridas, e não ficou aquele brilho amarelo porque coloquei doce de pêssego com pedaços e não geleia.)

Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito




Comentários