Bolo de Queijo Fresco com Mousse de Chocolate Branco e Gel de Pessego





Mais uma receita que tinha de fazer, desde que vi que adorei o aspeto e, os ingredientes chamaram-me logo a atenção.

Mais uma vez muito obrigada Chef Francisco Moreira, pelo fantástico programa em que nos ensina muitas dicas e algumas coisas, que pelo menos eu, não me lembrava para facilitar o nosso trabalho na cozinha.

Eu fiz esta receita tal e qual o chefe demonstrou só que achamos que estava mesmo muito pouco doce... mas nós somos gulosos. 

Ingredientes: Para a Mousse de chocolate branco - 100g Leite meio-gordo - 200g de pepitas de Chocolate branco (usei da doce magia) - 3un Folhas de gelatina - 300g Natas, 35% de gordura Para o Gel de Alperce - 200g Puré de alperce (Usei pêssego) - 25g Açúcar - 2g Agar-agar (Usei gelatina em pó neutra) Para o Bolo fofo de queijo fresco - 50g Natas, 35% de gordura - 240g Queijo fresco batido - 4 gemas - 3 claras - 60g Açúcar - 25g Amido de milho peneirado - 20g Farinha peneirada - Alperces Frescos ou secos q.b. (para decorar) - Chocolate branco (1 pedaço para ralar) q.b. Confecção: 1) Para a mousse, aqueça 100g de leite meio-gordo e dissolva 3 folhas de gelatina previamente demolhadas em água e gelo. Verta esta mistura sobre 200g de chocolate branco. 2) Adicione 300g de natas líquidas, misture e leve ao frigorífico durante 3h. 3) Para o gel, leve ao lume, noutro tacho, 200g de puré de alperce, 25g de açúcar misturado com 2g de agar-agar, até ferver. Retire do lume, verta para uma travessa e deixe arrefecer no frigorífico durante 30 minutos. 4) Para o bolo, misture 50g de natas (35% de gordura), 240g de queijo fresco batido e 4 gemas.
5) Bata 3 claras até obter uma espuma densa e adicione 60g de açúcar. Junte as claras ao preparado anterior. Acrescente 20g de farinha e 25g de amido de milho. 6) Envolva tudo muito bem e verta a massa para uma forma com papel vegetal, untada com manteiga e farinha. Leve ao forno durante 15 minutos a 170º.
7) Coloque o gel de alperce por cima do bolo, a mousse de chocolate branco, alperces frescos e raspas de chocolate branco.


Podem seguir o video aqui

Este bolo para nós ficou muito pouco doce, mas ficou bom de textura, surpreendeu, o creme da mousse o bolo que fica húmido e o toque ácido do queijo, os bocados de alperce cortados em pedaços, fica uma combinação brutal.

Espero que gostem, se inspirem e partilhem muito.

Bom proveito

Comentários

  1. Fiquei com vontade de provar!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com