Massa Folhada


Deixo aqui a minha receita de massa folhada.

Sim já tinha feito e os passos todos de esperar entre dobras, mas a Telma Correia diz que faz tudo de seguida e decidi experimentar, dei mais que 3 volta dei para ai uma 10, ficou boa mas mesmo boa, e consegui sem fazer as paragens, fiz com margarina para folhados, é uma margarina um pouco mais rija dai demorar mais tempo a derreter apesar das voltas, também foi no inverno em que está um pouco mais de frio na cozinha. Verdade é que consegui fazer 3 massas folhadas, fiz 3 vezes a mesma receita, não tripliquei os ingredientes pois achei mais fácil, foi para gastar a margarina.

Retirei a receita do livro da Rita Nascimento Pastelaria em casa, a diferença é que não fiz as paragens no frio fui fazendo as voltas todas seguidas.

MASSA FOLHADA
- 250 gr de farinha sem fermento
- 150 gr de água fria
- 1/2 colher de chá de sal
- 200 gr de margarina para folhados

Misturar a farinha com o sal e a água e amassar até formar uma bola. Reservar embrulhado em pelicula aderente no frio. Enquanto isso coloque a margarina para folhados entre dois pedaços de película aderente e com um rolo da massa, dê algumas pancadas para formar um quadrado. 

Com a massa, forme um quadrado e estique cada ponta para fora com o rolo da massa, fazendo 4 "orelhas" e deixando um monte no meio. Coloque no centro a margarina e feche, puxando as "orelhas" para dentro, fazendo um pacotinho de margarina.
Vire ao contrário e dê algumas pancadas com o rolo para ir distribuindo a margarina.

Dê 6 voltas na massa: (aqui não tenho mesmo noção de quantas voltas dei)
Estique com o rolo num rectângulo e dobre em 3, como se fosse uma carta. Esta é a primeira volta da massa. Vire o rectângulo, como se fosse um livro, a lombada estivesse do lado esquerdo. Volte a esticar num rectângulo e dobrar em 3. Esta é a 2ª volta.
Repita este processo mais 4 vezes para fazer as 6 voltas.
Pode levar ao frigorífico por meia hora entre cada volta, ou 1 hora e dar 2 voltas de seguida. Controle para que a massa não aqueça e a margarina não comece a querer soltar-se. Se isso acontecer leve de novo ao frigorífico. (aqui não levei ao frio em nenhuma volta, pois a margarina estava a aguentar bem.

Quando terminar a 6ª volta leve ao frigorífico por pelo menos 2 horas antes de usar numa receita.
Esta massa pode ser congelada e esta receita faz 600 gr.

Eu não levei ao frio mas coloquei embrulhada em película aderente e levei logo para o congelador.

No dia seguinte tinha de experimentar, certo? Então coloquei cá fora uma das placas para descongelar, assim que ficou descongelada, estiquei, ficou rectangular, cortei ao meio e dai cortei triângulos para fazer uns croissant enrolei e pincelei com ovo batido foram ao forno cerca de 25 a 30 minutos e pronto.

Eu decidi não rechear mas podem sempre rechear antes de enrolarem.
Espero que gostem e se inspirem.
Bom proveito 

Comentários

  1. Deve dar imenso trabalho,....
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com