Caldo de Legumes






Bem deixo aqui uma receita muito básica que aprendi com o chefe Alexis Gregório num workshop que fiz na Bosh, tudo o que fazemos em casa é bem melhor que o de compra, pois sabemos o que leva.

Eu sou muito preguiçosa no que diz respeito à cozinha e para mim tudo menos a pastelaria dá muito trabalho, por isso evitava, mas decidi experimentar porque até não se perde nada que já não fosse para o lixo de qualquer maneira.

Sim é um pouco esquisito e depois perguntam é mesmo assim? Verdade? Fica bom? Não sabe a terra?

Sim é assim que faço, não sabe a terra e fiquei orgulhosa de ter feito uma coisa tão simples que testei e cheguei à conclusão que faz muita diferença na comida, dá um toque diferente e mais saboroso, claro que sabendo eu de antemão que vou fazer caldo eu costumo lavar os legumes antes de descascar em especial as batatas. Por vezes também coloco os pés da salsa e dos coentros ou mesmo algumas aromáticas frescas quando tenho em casa.

Ok vamos lá, não tenho medidas, para começar sempre que descasquem legumes, todos os legumes, cebolas, alhos, courguetes, cenoura, alho francês, batatas tudo mesmo tudo, vão colocando num saco no congelador todas as cascas, (chamo a atenção que se tiverem beterraba á mistura o caldo irá ficar rosa, mas fica delicioso na mesa) sim as cascas têm bastantes vitaminas e normalmente colocamos no lixo.

Depois de terem algumas cascas no saco, coloquem numa panela grande e cobram com água um pouco mais acima das cascas, a água vai evapora, coloquem sal a gosto mas sejam generosos lembrem que são caldos e por vezes quando os colocamos na comida já não se coloca sal porque estes costumam ser salgados, por isso sejam generosos, um um pouco de azeite, este podem colocar mais no fim.

Deixem ferver mais ou menos 30 a 40 minutos, depois coem num passador, deitem finalmente as cascas fora, e deixem arrefecer o caldo.

Com a ajuda de um funil encham sacos de gelo, eu uso porque fica mais prático para usar no futuro, depois de frio coloquem no congelador para usarem sempre que precisarem.

Existem receitas que pedem cerca de 500 ml de caldo, nessas eu coloco cerca de 300 ml de água e umas 3 a 4 pedras de caldo, que aqueço no micro para derreter, estes caldos não são tão salgados como os de compra por isso uso mais sem medo, mas também tem haver com a quantidade de sal que vocês colocam no caldo.

Espero que gostem e partilhem.


Obrigada por estar desse lado.

Comentários

  1. Olá Ana
    Excelente ideia, é óptimo nos aproveitamentos e muito saudável.
    Beijinhos

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com