Bolo Invisivel de Pêra e Baunilha


Para este bolo usei umas pêras que "rapinamos" num parque quando fomos passeara, estavam lá umas pereiras e montes de pêras no chão, então pedi ao marido para cortar uma para ver se tinha bichos, não tinha, descascou e provámos, estavam deliciosas. Claro que apanhei uma data delas do chão e trouxe.
Como são pêras que não têm pesticidas nem nada do género estragam-se muito depressa lá fui eu fazer este delicioso bolo.
Depois reparei que esta receita se encontra nas receitas saudáveis, para o meu desafio.
Afinal foi excelente constatar que uma sobremesa deliciosa também se enquadra em receitas saudáveis, serve na perfeição para o desafio que me propus da roda dos alimentos, não leva mais que 10 ingredientes e consigo que estejam pelo menos 4 grupos da mesma.
Este bolo é uma espécie de clafoutis mas leva muito mais fruta, logo a autora do livro apelidou de bolos invisiveis porque parece uma camada de fruta e não um bolo.
Achei a ideia interessante e mais saudável.
Tenho a acrescentar que não fica tão doce como estamos habituados a comer por aqui.





Vamos à receita????

Ingredientes:

1.2 Kg de Pêras (fruta)
1 Vagem de baunilha
120 ml de leite (usei meio gordo)  (leite e derivados)
3 Ovos (carne, peixe e ovos)
80 g + 20 g Açúcar mascavado 
50 g manteiga meio sal derretida (gorduras e óleos)
140 g Farinha ( Cereais, derivados e tubérculos)

Modo de preparação:

Aqueça o leite numa panela com as sementes da baunilha e a vagem aberta. de preferência deixe a infusão durante 1 hora fora do lume. Mas pode utilizar imediatamente.
Batas os ovos com 80 g de açúcar mascavado.
Adicione a manteiga derretida e em seguida a farinha misturando bem até obter uma massa homogenia. Dilua o leite, a pouco e pouco tendo o cuidado de retirar a vagem de baunilha.
Lave, descasque e corte as pêras em quartos. Retire o meio e as sementes. Corte os quartos das pêras no sentido do comprimento na mandolina, incorpore as pêras na massa.
Deite o preparado na forma untada e polvilhada com 20 g de açúcar mascavado. Leve ao forno pré aquecido a 200º durante 50 minutos.
Deixe arrefecer antes de desenformar.

Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito.



Comentários

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com

Mensagens populares deste blogue

Bolo de Lentilhas com Creme de Abacate

Chouriço Assado no microondas

Bolo Belém