Bolo de Nabiça - Experiência



Perdido por 100 perdido por 1000.

Deram-me muitas nabiça (coisa que cá em casa só come o bébé, e porque tenho de fazer sopa), não sabia o que fazer com tantas, então pensei... há bolo de espinafres, beterraba, tomate, grão, feijão, agrião, alface e tantas mas tantas maneiras, porque não de nabiça?

Eu não percebo muito de sabores dos legumes, como digo não gostamos e sei que fazemos mal, mas pronto isso é outra história, se conseguir camuflar nos bolos ainda vai.

Pensei, pensei e disse para os meu botões, só se perde 1 lata de leite condensado e ovos, pois lá fiz eu um bolo de nabiça.

Levei para o trabalho várias fatias para conseguir saber se estava bom ou não, em casa experimentámos mas os pequenos só gostaram da parte mais clara que é como pudim.

O que correu mal neste bolo foi que realmente as nabiça ainda tinham talos, e para bolo não fica bem, pois esses fios que se consegue ver na foto é isso mesmo.

Decisão geral

Quem gosta de nabiça - 
  • gostou do bolo no geral, não é bolo para se comer todos os dias mas fica bastante agradável;
  •  Estou habituada a ligar nabiça a salgado fica um pouco diferente mas agradável; 
  • Gosto muito da parte verde clara é mais doce e mais cremosa; 
  • gosto da parte verde escura não está tão doce é mais fácil ligar o sabor ás nabiça


Quem não gosta de nabiça: 
  • Não está mau mas não gosto de nabiça. 
  • Está horrível sabe a nabiça a parte verde clara até vai mas depois de saber não consigo;
  • Nem consigo imaginar do que é só de olhar já me estou a agoniar (alguém que nem provou)


Balanço geral não é um bolo para todos os dias mas para quem gosta não se importa de comer ehehe.

O nosso cérebro é mesmo tramado, cada vez consigo perceber mais que os olhos são mesmo os primeiros a comer, quem olha troce o nariz e.... já nem consegue experimentar, que é mais corajoso pronto ai ainda tentam pelo menos adivinhar de que é (sim o pessoal já está habituado que eu faça coisas "estranhas" por isso arriscam).

Bem aqui fica um testemunho e uma receita para quem tiver coragem de experimentar depois digam de vossa justiça, lembrem-se se quiserem experimentar tentem não colocar os talos pois ficam fios.


Ingredientes:
1 Lata de leite condensado
Raspa de limão
4 Ovos
Alguns espinafres (nem pesei, estavam congelados e ainda dei um entalão no lume)
Colocar tudo no liquidificador, ou bater com a varinha mágica, colocar numa forma que seja anti aderente (eu usei a forma canelada da metalúrgica e não untei, mas se quiserem podem untar)
Cozer em forno a 230º cerca de 40 minutos, assim que estiver a meio do tempo fazer o teste do palito e tapar se necessário com papel alumínio para não queimar.
Desenformar só quando estiver frio (só desenformei no dia seguinte)


Espero que se inspirem.

Bom proveito


Comentários

  1. Eu utilizo muito as nabiças na sopa, e faço esparregado ou então salteadas em azeite e alho!!!
    Mas adorei a sugestão.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com