Pão tipo Baguete


A minha amiga Telma aqui deu-me uma receita aqui para ver se conseguia finalmente fazer um pão que me satisfizesse.
Este foi bem, esqueci de colocar água num tabuleiro enquanto cozia por isso não ficou estaladiço, mas a massa ficou bastante fofa e posso dizer que mesmo passado 2 dias ainda se comia muito bem sem aquele típico cheiro a fermento.

Cá vai a receita:

Ingredientes:

300 gramas de água
2 C. de sopa de sal

1 C. de chá de açúcar
490 g de farinha Trigo sem fermento

1 pacote de fermento (11grs) usei fermipan



Modo de preparação:
Coloque os ingredientes na máquina (uso o meu robot normal só para bater) durante 10 minutos +/- até a massa estar bem única com o gancho e sempre no mínimo.
Colocar numa tigela e deixar levedar durante mais ou menos 1 hora ou até dobrar o volume. (eu costumo colocar dentro do forno fechado para não apanha correntes de ar)
Trabalhar um pouco massa sobre uma mesa polvilhada com farinha, cerca de 5 minutos, em seguida, corte em 3 bolas (ou faça o molde que quiser), 
Coloque no tabuleiro que irá ao forno e deixe repousar mais 1 hora no forno fechado e desligado.
Pincele com leite ou azeite (eu não pincelei esqueci)
Leve ao forno por 25 minutos em forno pré-aquecido a 240 ° C. 
Coloque um recipiente de água na parte inferior para soprar vapor. (também esqueci).
Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito


Comentários

  1. Adoro fazer pão em casa e o cheirinho que emana enquanto coze, é algo que me deixa completamente feliz.
    Já que falas no tabuleiro da água, experimenta, em vez de pores um tabuleiro com água, pores um tabuleiro vazio e assim que meteres o pão no forno, atira umas pedras de gelo para o tabuleiro vazio e quente. Funciona lindamente e a crosta fica do melhor...
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. obrigado pela dica, irei experimentar depois digo qualquer coisa

      Eliminar
  2. Ficou tão bonito e branquinho :D Mesmo apetitoso :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com