Coroa de Gila e Ovos Doces - Dia de Reis

Esta receita da massa foi retirada do blog aqui , mas usei um recheio diferente.

Aproveitei o doce de Gila que fiz na altura do natal, e coloquei doce de Ovos da Sodifer.

Usei uma técnica que vi aqui a Ana usou para fazer as suas croas achei super fixe e fiz exactamente como ela.

Ficou fantástica certo?

Ingredientes:

450 g de farinha T65
- 3 gemas
- 50 g de açúcar
- 1 c. chá de sal
- 150 ml de leite morno
- 50 g de manteiga sem sal
- 11 grs de fermento de padeiro (Usei da fermipan)
- raspa de 1 laranja
- 2 c. sopa de vinho do Porto

Para Recheio:

Doce de Ovos de Compra (usei da sodifer) Q.B
Doce de Gila Q.B

Brilho Neutro da Dulcis

Modo de preparação:

Colocar numa tigela o leite, a manteiga e aquecer uns minutos no microondas, colocar o fermento de padeiro e dissolver com a mistura ainda morna.

Na tigela do robot (usei para bater a massa) colocar a farinha, o açúcar, a raspa de laranja e aos poucos acrescentar a mistura de leite, manteiga e fermento, assim como vinho do porto e as gemas.

Deixar a bater cerca de 5 minutos (usei a potência 2).

Colocar num sitio Que seja mais "quente" tapado com um pano cerca de 2 horas (eu deixei a tarde toda, fiz há hora de almoço e só usei á hora de jantar)

Com o rolo da massa em cima de uma mesa enfarinhada, esticar a massa até formar um rectangulo.

Colocar o recheio (doce de ovos e gila) espalhados no centro.

Enrolar como se fosse uma torta.

Cortar ao meio no sentido maior (não sei se horizontal se vertical depende de como está ehehe)

Entrançar e fazer o formato de uma coroa ligando as pontas da massa com uma pressão dos dedos.

Levar ao forno em papel vegetal a 230º cerca de 30 minutos.

Assim que a coroa estiver fria pincelar com o brilho neutro da Dulcis para lhe dar este fantástico brilho.

Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito.






Comentários

  1. Oh Deus do céu! Logo duas coisas que eu adoro, gila e doce de ovos. Sabes que no dia de ano novo havia dois boiões de doce de gila a arrematar (se leres o meu post de hoje vais compreender o que quero dizer), e eles até saíram bastante em conta, estive tentada a ficar com um mas depois resisti! É que eu adoro e já sei que ia acabar por abusar, e como estou de dieta e ainda por cima me portei muito bem este natal, não queria estragar tudo! Mas já me arrependi! O que eu dava por uma fatia dessa tua coroa! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada estava mesmo boa, queres que mande um frasquinho do que fiz? ainda tenho um... eheh mas compreendo-te

      Eliminar
  2. Há muito que não faço uma coroa, esta com gila deve ter ficado uma delicia

    ResponderEliminar
  3. Que gira !! Ficou com um aspeto divinal! Adoro a combinação de sabores que utilizou no recheio :P

    Bom ano!!

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Maravilha, é mesmo isto que vou fazer :) Para a semana já sai esta deliciosa receita ca em casa :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com