sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

São Marcos



Bem o meu rapinanço foi mesmo com os olhos, eheheh queria fazer um igual, mas como sabém há dias que correm menos bem certo?

Bem fiz a receita direitnha retirei aqui http://pontoderebucadoreceitas.blogspot.pt/2015/12/sao-marcos.html, a Maria Joao foi super super, cinco estrelas e deu-me uma ajuda maravilhosa, sim porque tudo correu mal neste bolo, mas consegui salvar e o que importa é mesmo o sabor certo? e esse estava digno de um restaurante, uma delicia que muito em breve fazei novamente, impressiona tudo e todos, pela apresentação, pelo sabor, pela facilidade e pela rapidez.

Muito obrigado por este desafio, para mim não foi dificil escolher porque, como já disse comi com os olhos a bela foto.

Bem vou trancrever a receita já que é rapinanço rapino tudo menos a foto claro porque as minhas podem ser feias mas são mesmo minhas.

Ingredientes
Bolo
3 ovos 
75g de açúcar 
75g de farinha c/ fermento 
Extrato de baunilha q.b.  - Não coloquei

Bolo: Bater os ovos com o açúcar e a baunilha durante uns 10 minutos, até obter um creme esbranquiçado e volumoso. Juntar a farinha com fermento e envolver delicadamente para não retirar o ar à massa. 
Deixar arrefecer e dividir o bolo em duas metades. Colocar uma delas na base de uma forma com fundo amovível e reservar a outra.

Aqui o meu bolo ficou super pequeno nem deu para cortar ao meio, ou os ovos, ou sei lá há dias assim

Fiz um bolo de fécula de batata (pensava eu que sai sempre bem..., enfim) 6 gemas bate com 180 Grs a açúcar até ficar espuma acrescentar 4 c. sopa de fécula de batat, continuar a bater, acrescentar as claras em casto com uma colher para não retirar o volume, colocar no forno a 200º cerca de 30 minuto.

Recheio
200ml de natas frescas 
250ml de leite condensado 
4 folhas de gelatina  - não tinha usei geratina em pó neutra da Royal (enfim não ficou bem dissolvida e... tive que andar a tirar os grumos)

Bater as natas bem frias até ficarem firmes.
Demolhar as folhas de gelatina em água fria, espremer bem e derreter num pouco de água bem quente. Misturar a gelatina ao leite condensado numa taça. Por fim, juntar o leite condensado às natas, envolvendo delicadamente com uma espátula. Encher a forma com o creme e alisar. Levar ao frigorífico até solidificar. 

Doce de ovos
3 gemas 
3 colheres de sopa de açúcar 
3 colheres de sopa de água 
caramelo líquido q.b. 

Doce de ovos: Levar ao lume o açúcar com a água até obter uma calda em ponto de pérola. Numa taça, bater as gemas e juntar a calda bem quente pouco a pouco, mexendo vigorosamente com uma vara de arames. Levar ao lume até engrossar ligeiramente. Deixar arrefecer.

Posicionar a outra metade do bolo por cima do creme e pressionar um pouco. Cobrir com o doce de ovos e decorar com o caramelo (fiz riscas de caramelo e depois passei uma faca para dar este efeito espinhado). Levar ao congelador e retirar para o frigorífico 2h antes de servir.







13 comentários:

  1. Anfa na minha lista este bolinho! :-P
    Beijinhos
    Carla
    Cromas da Cozinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha fiquei indecisa entre os teus e este, mas os teus achei que dava muito trabalho, mas já pensei numa versão mais fácil e vou por em prática depois dou noticias, porque o de ananás... uiui. Beijinhos

      Eliminar
  2. Oh Ana, no fim, tudo se resolveu e ficou Lindo! :P
    Há dias assim na cozinha, mesmo, mas o que interessa mesmo é o sabor e este doce é mesmo uma gulodice! Obrigada por teres escolhido o Ponto de Rebuçado!
    Um 2016 cheio de desafios superados! :*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois tudo se resolveu, e a gelatina nem se notou assim tanto. Obrigado pelas partilhas fiz mais uma receitinha sua está para breve a publicação :). Beibinhos e obrigado

      Eliminar
  3. Olá Ana,
    Este bolo ficou uma tentação!
    Beijinhos e Bom Ano!
    Paula

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom ano, ficou uma tentação para os olhos e para o sabor... foi num instante. Beijinhos

      Eliminar
  4. O bolo não cresceu devidoha pouco existencia de fermento k compoe a farinha, coloca sempre fermento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vitor, eu coloco sempre mesmo que a farinha diga que têm, de qualquer maneira posso não ter colocado a que devia sei lá, obrigado pelo conselho.
      Bom ano

      Eliminar
  5. Ficou bem giro! Deve ser uma delícia :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava pois.. e já imaginaste em vez de natas mascarpone? agora é que me perco nos doces....

      Eliminar

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com