Gaufres de Liège




Estas meninas foram retiradas do blog, Faz & Come, um blog que sigo e do qual faço bastantes receitas, todas provadas e aprovadas.

Para estas meninas usei cubos de açúcar em vez de pérolas porque cá não é nada fácil encontrar nem sei se existem.

Com o cabo de uma faca dei umas "marteladas" para que não ficassem tão grandes, e depois adicionei na massa antes de colocar no aparelho.

O meu aparelho é em forma de  coração e não ficam, acho eu, com os "buracos" tão fundos, mas mesmo assim deliciamos-nos com estas iguarias.

Uns comeram com gelado, outros com creme de avelãs e outros assim simples, sei que foram todas durante o lanche.

Cá vai a recita:


INGREDIENTES | 
250 gramas de farinha de trigo tipo 55
100 ml de leite morno
35 g de açúcar mascavado (usei amarelo)
1 ovo médio
3 gramas de fermento padeiro (usei activa D)
150 g de manteiga a temperatura ambiente
115 g de sucre perlé* (Usei cerca de 10 cubos de açúcar)
1/2 colher de café de sal fino

PREPARAÇÃO
Dissolva o fermento no leite morno. Reserve.
Na taça da batedeira coloque a farinha, o açúcar amarelo, o sal e o ovo.
Adicione o leite e amasse até integrar.
Adicione a manteiga e volte a amassar até esta estar completamente incorporada na massa. Tape com película aderente e deixe levedar até duplicar o volume inicial.
Assim que a massa tiver levedado, faça umas pequenas bolas depende do tamanho da sua máquina, onde coloco o açúcar em cubos partido.
Tenha em atenção que os gaufres expandem ao cozinhar, pelo que não devem ocupar todo o molde. Deixe repousar mais meia hora.
Ligue a máquina de Gauffres na temperatura média e cozinhe cada porção durante cerca de 4 minutos, até que fique dourada e os pedaços de açúcar visíveis do exterior caramelizem. Retire com cuidado para não se queimar e deixe arrefecer um pouco antes de servir. À medida que arrefecem, as gaufres ficam ainda mais crocantes, pois o açúcar volta a cristalizar.

Espero que gostem, se inspirem e partlhem muito.

Bom proveito.


Comentários

  1. Fico tão feliz por teres gostado, Ana! Não sou muito de crepes ou wafles, mas estas gauffres de Liège, assim bem crocantes... era capaz de as mamar todas 🤣

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com