Cakepops com cobertura de caramelo e groselha


Para a minha pequena levar para os amiguinhos da escola no seu dia de anos, resolvi fazer uns cakepops. Tinha sobrado bolo de natal, como congelei decidi usar.
Mas como já tinha feito com chocolate de cobertura e achei que ficava muito grosso queria algo mais fino para não encher as crianças de chocolate.
Resolvi fazer uma caramelo, o mesmo que se usa para fazer a maçã do amor.
Decidi ir a net procura e achei (não me lembro onde) uma receita super fácil e prática, só tinha que deixar ficar no ponto.... pois a dificuldade é sempre essa mas, a receita dizia para ferver cerca de 25 minutos, foi o que fiz.

Então vamos lá.

Para os cakepops usei bolo (descongelei à temperatura ambiente), esfarelei e fui acrescentando leite condensado aos poucos, para que ficasse uma pasta homogénea e boa para se conseguir moldar.
Moldei, e coloquei no frio. 
Derreti um pouco de chocolate branco e coloquei nuns paus de espetada já do tamanho que queria, e coloquei em cada uma das bolas. Levei novamente ao frio.

Para o caramelo:

Num tacho colocar 2 medidas de açúcar, 1 medida de água e 1/2 medida de xarope de groselha.

Atenção: não mexer nem com a colher de pão, deixar no lume e assim que começar a ferver baixar um pouco, abanado o tacho vai conseguir ver que vai engrossando. Pode experimentar ao fim de 25 minutos com uma colher retira uma pinga para um copo com água, se ficar uma bola a boiar está no ponto.

Agora é preciso muita rapidez mas também muito cuidado, vou frisar bem eu queimei 3 dedos nesta operação.

Passar os cakepops pelo caramelo e colocar em algo para secarem, ir rodando o pau para que não pinguem muito, cuidado a pousar que as vezes as pingas caem nos dedos. Usei uma placa de esferovite.

Seca muito depressa tanto já nos cakepops como na panela dai ter que ser uma operação rápida.

Assim que estavam secos coloquei novamente no tabuleiro desta vez de "cabeça para baixo" para com uma colher colocar caramelo na zona do chocolate para prender melhor os palitos.

Ficaram maravilhosos e deliciosos, e não, não ficaram muito doces.

Escusado será dizer que tive a ajuda da minha pequena na parte de moldar e de colocar os pau, ela adorou e os amiguinhos também.

Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito

Comentários

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com