Paris Brest com Chantily - Aniversário mãe




A Mãe fez 72 anos, que bom ainda estar cá, queria fazer um bolo diferente e que ela realmente gostasse, como já anda a pedir há algum tempo duchese, decidi fazer um em ponto grande como bolo de aniversário.

O Paris Brest original de França o seu recheio não é chantily, é o famoso creme de mouseline, mas para a mãe foi de chantity e frutas.

Não sabia que a massa choux é uma massa "difícil" pois é fiz esta receita e o primeiro saiu lindo do forno mas de repente baixou, já dizia mal da minha vida, fui ler a receita novamente e diz para deixar a porta do forno aberta e deixar lá dentro o bolo cerca de 5 a 10 minutos, decidi fazer um segundo e deixar lá dentro, pior baixou mais depressa que o primeiro, então decidi colocar um em cima do outro.

Tenho de fazer esta massa novamente e procurar outras receitas com dicas, porque fiz direitinho e a massa baixou, assim fica difícil.

Para o recheio com tem estado tanto calor também não coloquei só as natas, fiz um recheio com queijo creme e um pouco de baunilha, açúcar e as natas, ficou bem consistente.

Vamos lá à receita que usei.

Ingredientes:
75 Grs de manteiga
Sal q.b.
150 ml Água
125 grs Farinha
1c. sopa açúcar
3 Ovos

Modo de preparação:

Colocar num tacho a manteiga, o açúcar, o sal e a água, deixar que a manteiga derreta.

Colocar a farinha de uma só vez, mexer até se desprender do tacho.

Cá fora colocar os ovos um por um mexendo sempre bem para que a massa fique homogénea a cada adição.

Deixar arrefecer um pouco, colocar num saco de pasteleiro e fazer o molde (cerca 20 cm) de diâmetro (coloquei um prato numa folha, fiz o desenho e coloquei o papel vegetal onde ia cozer o bolo em cima para fazer a forma), juntando as voltas (fiz 3) e em cima colocar novamente no meio da ligação das anteriores.

Levar ao forno a 180º cerca de 30 minutos até ficar crescido e dourado.

Deixar arrefecer com a porta entreaberta.

Eu deixei e baixou, eu tirei logo e baixou não sei bem o que aconteceu, um cozi com a ventoinha o outro não, por isso não sei mesmo o que fazer mais.

Para o recheio:

1 embalagem de queijo creme (250 ml)
1 embalagem de natas (200 ml)
1 C. Sopa de aroma de baunilha
6 C. Sopa de açúcar (bem cheias)
Bater bem até o açúcar não se notar
Colocar num saco de pasteleiro com o bico que gostar mais.

Depois de frio a ideia era cortar ao meio e colocar o chantily depois a fruta em cima e a parte de cima, o que fiz foi num bolo coloquei o chantily e a fruta e em cima coloquei o outro.

Estava bom se bem que o bolo de cima estava um pouco rijo para o que estava à espera mas só eu achei.

Colocar açúcar em pó em cima para enfeitar.



Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito





Obrigada por estar desse lado.

Comentários