Doce de Banana


Bem deixo aqui a minha experiência, não correu nada mal.
Sim também achei estranho, banana é um fruto de si já bastante doce e fazer doce de banana!!!!! Pois olhem fica muito bom.
Neste doce usei 3 bananas médias maduras e 5 pequenas congeladas, (ponto n.º 1 eu já devia ter aprendido não fazer doces com fruta congelada, esta larga água e demora mais tempo a fazer o ponto).
Colocar as bananas descascadas num tacho, desta vez coloquei cerca de 800 grs de açúcar (foi tudo a olho), umas gotas de limão e um pau de canela (usei Suldouro).
Ligar o fogão e ir mexendo até dar ponto de doce, desligar e colocar em frascos esterilizados, tapar e virar ao contrário.
Deixei um pouco numa tigela para ver como ficava devido à oxidação por ser uma fruta bastante "frágil" neste assunto.
Tenho a dizer que o doce que ficou na tigela durante a noite também continuou a apresentar uma cor igual à dos frascos (clarinha).
Disseram-me que este doce não está no ponto, devia ter deixado mais tempo ao lume, pois costuma ficar mais encarnado, mas acho que deve ser o tipo de bananas que se utiliza.
Aqui em casa todos adoraram numa torrada, numa bolacha, em iogurtes, serve na perfeição.
Ficou com um sabor a banana madura, se não gostarem desse sabor aconselho a colocarem um pouco mais de canela ou simplesmente não usem bananas muito maduras.

Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito


Comentários