Frango Fricassé / Canja


Desculpem a minha ausência mas tem sido complicado.
Ontem apetecia-me muito frango de fricassé, então fui ao livro Noiva, Esposa e Mãe, um que já falei aqui, muito antigo mas finalmente consegui comprar. Pensei para com os meu botões frango de fricassé é uma receita antiga por isso devo encontrar aqui em vez de procurar na net, bem dito bem certo e, qual não foi o meu espanto a receita dizia "Canja de Galinha e Fricassé de Galinha".
Achei estranho mas depois de ler fiquei mais uma vez espantada, no tempo das nossas avós eles sabiam ser poupadinhos e despachados.
Ou seja tem de se cozer o frango para o fricassé e porque não fazer uma canja com esse caldo, fiquei fã e foi o que fiz.
Outra admiração da minha parte foi cozer o frango em agua sal e um pedaço de presunto, nunca tal me passou pela cabeça, mas assim fiz, não tinha presunto e coloquei chouriço, ficou maravilhoso.
Fiz o fricassé para o almoço e á noite a canja ficou feita, bem prático e rápido e não desperdicei a água da cozedura.

Bem vamos á receita? Já sabem que este livro não trás medidas.
Vou passar a receita tal e qual está no livro, só não fiz com galinha fiz com coxas de frango e não coloquei presunto coloquei chouriço.

Prepare a galinha (frango) e dê-lhe uma fervedura juntamente com um pedaço de presunto (chouriço) e tempere de sal.
O caldo tem de ser suficiente para a canja e um pouco para o fricassé. Ao caldo onde cozeu a galinha junte um pouco de arroz e assim ficará com a canja.
Para uma caçarola pique uma cebola e leve-a a alourar em manteiga (azeite), junte-lhe a galinha (frango), partida aos bocados e sem ossos. Para acabar de cozer, vá juntando pouco a pouco, conchas de caldo. Quando a galinha (frango) estiver cozida tire-a para um prato coberto. No molho que ficou deite salsa muito picadinha e sumo de limão; tire do lume e deixe esfriar um pouco. Bata duas gemas  de ovos e junte ao molho, leve só ao lume, o tempo suficiente para as gemas engrossarem. Deite este molho por cima da galinha (frango).
Guarneça a travessa em volta com batatas fritas cortadas em palito.

Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito







Comentários

  1. Tem muito bom aspeto! Os antigos eram muito espertos e muito sábios! Do pouco faziam muito! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. humm deve ter ficado delicioso!
    asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com