Bolas de Berlim - Uma dinvindade

Segredos de cozinha n.º 14



Não resisti.....
A Nova revista segredos de cozinha n.º 14 está brutal.
Bolas de Berlim fresquinhas.... e tão fáceis de fazer... pronto a noite ainda fiz, pensei que dessem mais mas ainda bem que, mesmo assim, achei muitas mas foram todas.
Ainda perguntei como congelar, porque na revista dizia que tempo de congelação era 15 dias, mas não foi preciso, deixei a levedar durante a noite e no dia seguinte fritei, não levedaram de mais como tinha medo. Ficaram excelentes.

Ingredientes:

425 Grs. Farinha
25 Grs. Fermento Padeiro
1,5 Dl Leite
1 Ovo
1 Gema
60 Grs de açúcar
50 Grs manteiga amolecida
1 Pitada de Sal
1/2 Raspa de limão
1 C. Sopa de Rum (aqui como não tinha coloquei 1 colher de sobremesa de aguardente, só para tirar o sabor do fermento, ficou excelente)
Farinha, óleo, açúcar q.b.

Para os recheios usei o mundo Dulcis.....

Dulcis creme de pasteleiro
Dulcis Recheio de Morango
Dulcis Creme de canela
Leite condensado nestlé (alguém pediu)


Modo de Preparação:

Coloque na batedeira 65 Grs de farinha, a parte numa tigela desfaça o fermento no leite morno, em seguida coloque junto com a farinha e comece a bater, use a vara dos bolos.
Junte o ovo, a gema sempre a amassar na velocidade 2 ou 3, vá juntando a manteiga amolecida, o açúcar, sal raspa de limão, aguardente.
Assim que estiver tudo bem ligado junte a farinha aos poucos e mude a vara para a do pão (pois a massa vai engrossar)
Amasse assim até estar tudo bem ligado.
Coloque numa tigela com farinha no fundo e deixe levedar (desde que aprendi o truque com a menina da cozinha de uma desastrada, não quero outra coisa, coloquem no forno, depois se conseguirem que esteja quente tipo 50º deixem até dobrar de volume)
Assim que tiver dobrado de volume, amassem e façam bolas pequenas, e coloquem num tabuleiro para voltar a levedar mais um pouco.
(aqui eu pesei as bolas entre 50 e 70 grs cada, ficaram pequenas, e deixei levedar no tabuleiro depois tirei 2 para a ceia, e deixei as outras a noite toda, não ficaram más)
Aquecer óleo num fritadeira e fritas as bolas, é muito rápido para que não fiquem queimadas, mas atenção para ficarem cozidas por dentro, retirar e colocar em papel absorvente e ainda quentes, em açúcar.
Assim que tiverem frias (ou mornas) com uma faca ou tesoura abram um pouco e recheiem com o que mais gostarem.

Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito

Morango

Leite condensado 

Creme canela


Receita retiradad da revista Segredos de Cozinha n.º 14.

Comentários

  1. Há tantos anos que não como uma! Uma dessa ia saber-me mesmo bem! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. OMG!!!
    Até chamei a minha filha para ver isto, pois é louquinha por bolas de Berlim, lol!!
    Nunca fiz, mas agora fiquei tentada...
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  3. Quais as preferidas? Eu gosto imenso de doce de leite, mas as tradicionais também são tão boas que acho que teria dificuldade em escolher! De qualquer modo, o título está muito adequado - serão sem dúvida uma divindade :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. olha para ser sincera as de doce de leite não ficaram como eu estava a espera, devia ter feito algo ao creme antes de colocar, as tradicionais com o creme pasteleiro da dulcis... superam as dos cafés

      Eliminar

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com