Bolo Aniversário de Chocolate


O meu filho fez 13 anos no dia 13, ou seja, casou os anos.

Perguntei como queria o bolo ele respondeu tipo brigadeiro, ora.... nunca me saiu um bolo de brigadeiro em condições, mas lembrei-me de fazer 2 bolos de chocolate da Dulcis, (sim são do melhor que há, ficou fofos, não muito doces e até sem ovos ficam bons....,) mas tinha feito a minha encomenda e esqueci de mandar vir os bolos, não cruzei os braços e pedi ajuda.

Como sempre existem pessoas sempre prontas a ajudar e foi o caso de muitas meninas que me indicaram nas suas páginas várias versões de bolo de chocolate.
Entre todas escolhi a Tarte de limao fiz, este bolo maravilhosos e depois inventei conforme pensei ser o recheio e cobertura, sim não tive muito tempo fiz o bolo a hora de almoço e tinha de estar pronto às 18h00.

Achei interessante uma coisa, bater açúcar em pó com os ovos, nunca tinha feito bolos com açúcar em pó, mas ficou fofo, húmido e doce Q.B., uma delicia, outra coisa que nunca tinha feito foi colocar fermento e bicarbonato de sódio, ás vezes quando não tenho substituo mas colocar os dois, nunca tinha feito.

Estou convencida que se não cozesse tanto o bolo ficava aquele que se chama bolo musse de chocolate, porque realmente foi o que pareceu, demorou bastante a cozer até ficar o palito seco.

Muito obrigada a todas pelas partinhas e pela ajuda que me deram.

Cá vai a receitinha.....

Ingredientes:

100 Grs. Margarina Vaqueiro Sabor a manteiga
260 Grs Açúcar em pó (usei Sidul)
2 Ovos (usei L)
1 C. Chá essência de baunilha
45 Grs. Cacau (usei da Dulcis)
1 C. Chá de Fermento
1 C. Chá Bicarbonato de sódio
170 Grs farinha
160 Ml Leite
1 Pitada de Sal

Modo de preparação:
Bater a margarina com o açúcar até dobrar de volume e ficar uma massa tipo esponja super fofa.

Adicionar os ovos 1 a 1 ir mexendo sempre e só colocar o segundo quando o primeiro estiver incorporado.

Colocar a baunilha, fermento, bicarbonato de sódio, sal e cacau com a máquina sempre a mexer,

Juntar metade da farinha e mexer suavemente com uma espátula, deitar o leite e continuar a mexer suavemente e depois o resto da farinha.

Dizia para cozer durante 25 minutos, mas não consigo dizer quanto tempo foi porque pareceia uma mousse daquelas que lambemos os dedos... O melhor é ir fazendo o teste do palito assim que este vier seco está bom.

Aconselho a deixar arrefecer primeiro antes de desenformar, para não se partir.

Para o Recheio e cobertura:

1 Lata de leite condensado Nestlé normal
100 Grs de chocolate negro da Nestlé (costumo usar o de sobremesas mas foi a mãe a comprar e comprou um negro normal, mas muito bom)
1 C. Sopa bem cheia de Margarina Vaqueiro sabor a Manteiga
1 C. Sobremesa de Amido de milho (se for necessário, eu desta vez não precisei)

Levar os ingredientes num tacho ao lume, sem o amido de milho e deixar que engrosse um pouco, se necessário colocar o amido de milho.

Abrir o bolo ao meio no sentido longitudinal e rechear, cobrir com a outra parte e deitar o chocolate em cima do bolo (convém ainda estar um pouco liquido, ou seja ainda quente, para escorrer melhor.
Enfeitar com missangas de chocolate ou coloridas.

Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito.

Comentários

  1. Os miúdos crescem a uma velocidade que até assusta! Tem bom gosto, ele! Bolo brigadeiro é uma delícia! Tenho a certeza que foi uma data feliz muito feliz! beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana,
    Em primeiro lugar, parabéns ao teu filhote. O bolo ficou lindo e aposto que foi um sucesso.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  3. Parece ter corrido muito bem, pelo aspeto do bolo :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com