sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Bolo courguete, cenoura e laranja...

Este bolo pareceu-me fantástico e como até estou a tentar ser "saudável" a minha amiga aqui que muita ajuda me tem dado nesse sentido, publicou este bolo.

Já tinha experimentado bolo de courguete inspirada numa receita dela e estava fantástico decidi fazer este, que é mais saudável porque leva aveia em vez de farinha.

Bom eu até gostei do bolo mas para mim estava pouco doce, talvez porque fui eu que o fiz e como não coloquei açúcar coloquei mel... sabem estas coisas das esquisitices do não gosto, do não tem açúcar... coisas nossas certo?

Pedi logo ajuda a amiga e ela achou estranho (com toda a razão) mas deu-me ideias, uma calda de mel, ou chocolate derretido (esta menina já me vai conhecendo aos poucos ) mas dei a provar ao marido que disse "falta de açúcar só se for para ti que fazes sempre tudo super doce " então rendi-me as evidencias e não coloquei nada.

Trouxe para o trabalho assim mesmo e ...... fiquei espantada com os elogios, (isto sempre antes de saberem de que é o bolo) "Está muito bom, desta vez superaste as expectativas, olha come-se tão bem é de quê?...."

Quero agradecer  á menina Alexandra porque é uma pessoa espetacular e dá ideias subtis (para uma pessoa como eu, que não gosta de nada e quer mudar tudo). Muito Obrigado

 Ingredientes:
200g de courgette  ralada
100g de cenoura ralada
1 colher de chá de laranja desidratada Espiga (pisei com o almofariz)
3 ovos L
Sumo de 2 laranjas 
mel
200g de farinha de aveia
1 pitada de sal
1 colher de chá de canela 
1 colher de chá de Sementes de cardomomo da Espiga (escasquei e pisei com o almofariz)
1 colher de chá de fermento em pó.

Modo de preparação: 

Coloquei a courgette, cenoura, laranja desidratada, cardomomo, canela, sal e as gemas, mexi.

Acrescentei aveia, fermento, mel e sumo das larajas, mexi (na medida do possivel).

Bati as claras em castelo (claro que foi aqui que me lembrei que o sal deveria ser para ficarem em castelo mais depressa mas já tinha colocado na massa)

Juntei tudo, levei ao forno numa forma de silicone por 40 minutos a 180º.

Ficou lindo e muito bom.



Experimentem que vão gostar, não sabe a legumes sabe a especiarias, está bastante humido, e todos adoraram.