Queijo Fresco e Travia



Bem já tentei muitas vezes fazer queijo fresco em casa, mas ainda não tinha conseguido.

Desta vez usei 2 litros de leite gordo da vigor, aquele leite do dia que não é pasteurizado.

Já tinha tentado com o meio gordo e com o magro e nada.

Usei coalho liquido 40 gotas.

Bem num tacho aqueci o leite, mas é mesmo aquecer 35º medi com termómetro mas depois coloquei o dedo para ter uma ideia, e, é mais frio que o leite que sirvo às minhas crianças, ou seja acho que das outras vezes o problema além do leite também foi a temperatura, o coalho não deve fazer reacção com o leite muito quente.

Coloquei 40 gotas de coalho liquido depois esperei e fui mexendo de vez em quando começou a criar uns grumos, coloquei um pouco de sal refinado, esperei e coloquei no meu passador (que azar tem os buracos um pouco grandes) mas escorreu a maior parte do soro, de seguida passei e calquei muito, o máximo que consegui no passador do leite, claro que teve de ser pouco de cada vez.

Para a próxima vou usar uma fralda do mais novo aquelas de pano acho que vai ser bem mais prático, é que temos de escorrer muito bem mesmo, se não o queijo não fica bem e desfaz-se, sim o único destes 3 que fiz que ficou em pé foi mesmo o da foto, os outros assim que os virei caíram ehehe.

Coloquei essa pasta num copinhos que tinha da fruta do miúdo, levei ao frigorífico e no dia seguinte comemos.

Depois quando olhei para o tacho e vi o soro, pensei, isto também deve dar para alguma coisa, então, telefonei à sogra e perguntei.

Disse que é com o soro e um pouco mais de leite que se faz travia (lá na terra chamam assim, é o soro com alguns grumos, eles comem assim com açúcar e pão, eu desconfiei a primeira vez, mas agora não troco por nada), disse que era só colocar ao lume a ferver e se tivesse mais um pouco de leite, (que não tinha) para colocar. Assim fiz os grumos são muito poucos mas ficou todo o sabor lá.

Assim que publiquei no facebook descobri depois de muitos comentários que se voltasse a passar esses grumos o resultado seria requeijão.

Por aqui não somos grande adeptos de requeijão mas já a travia....

Espero que gostem e se tiverem duvidas digam.

Bom proveito







Comentários