Suflé de Legumes

Como já escrevi na receita de "Fritada de Esparguete" esta foi a segunda receita que fiz do blog Receitas da Piteca, difícil foi escolher só uma são tão fáceis e tão práticas....

Arranjei mais uma maneira de "insuflar" os legumes, coloquei mais queijo que a receita original (para disfarçar o sabor dos legumes), quanto as claras eu sei que coloquei mais que 4 (passo a explicar, desde que aprendi que as claras não se deitam fora e dão para congelar que ensinei os pequenos a fazê-lo, eles comem muitas gemadas, então no congelador há uma caixa pequena onde se coloca as claras e se escreve as quantidades, mas isso é pedir muito a eles, sei que cada caixa dá para mais ou menos 8 claras, esta não estava cheia mas também não tinha só quatro, mas depois de descongelar temos de usar todas, por isso coloquei, ficou fofinho e muito deliciosos)
Com esta receita tirei ideias para fazer mais suflés, a base é tão fácil e ficou tão macia que... dá para fazer de tudo ehehe.

Usei a varinha mágica porque não consegui estar a mexer sempre e começaram a ficar grumos, mas foi logo tudo resolvido.

Experimentem fica delicioso e não sabia a legumes.

Acompanhei com uns pasteis de bacalhau, foi uma refeição fantástica e super rápida.

Ingredientes:

2 colheres (sopa) de farinha de trigo
300 ml de leite
2 colheres (sopa) de manteiga
50 g de queijo ralado (usei uma embalagem de 80 grs de flamengo) + para polvilhar no final
4 claras batidas em castelo (não sei a quantidade que usei mas foram mais seguramente)
Legumes cozidos ao seu gosto (usei aqueles pacotes de sopa já preparados, coloquei no processador para ficarem bem picados e cozi em água)
Pimenta a gosto
Sal a gosto

Modo de preparação:

Derreta a manteiga numa panela e em seguida acrescente a farinha e mexa bem. Adicione o leite e tempere com sal e pimenta a gosto. Leve ao lume, mexendo sempre até engrossar. Deixe arrefecer.
Acrescente depois o queijo ralado, os legumes e as claras em castelo.
Deite o preparado para um refractário untado com manteiga e leve ao forno pré-aquecido a 230ºC por 15 minutos (no meu forno demorou muito mais, mas têm de adaptar ao vosso :( )



Espero que gostem e partilhem.

Receita original - Suflé de legumes






Comentários

  1. Belíssima ideia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/07/na-cozinha-com-as-receitas-da-piteca-e.html

    ResponderEliminar
  2. Ficou com muito bom aspeto :) fiz suflé poucas vezes mas nunca fiz um que ficasse assim altinho e com tão bom ar como este ;)
    Beijinhos
    http://acucarsal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com