segunda-feira, 5 de junho de 2017

Bolo Mágico de Caramelo


Não me deixo vencer e logo no dia a seguir fiz este de caramelo, usei a receita de caramelo salgado aqui que ficou divinal, tenho de acrescentar.

Vamos lá vou partilhar convosco a receita.

Retirado do livro Bolos Mágicos.

Ingredientes bolo:

45 cl Leite
4 Gemas
150 Grs açúcar
70 Grs Manteiga meio sal
90 Grs Farinha
1 Pitada de Sal

Caramelo salgado (usei o caramelo salgado que a página Cantinho dos Gulosos fez, não usei a do livro, mas são parecidas)

200 Grs Açúcar
90 Grs Manteiga 
200 Grs Natas

Levar o açúcar ao lume até ficar com uma cor clara, colocar a manteiga com muito cuidado e mexer até derreter toda, depois coloque as natas e mexa mais um pouco. Muito cuidado porque respinga para todo o lado e queima a sério, mexer um pouco e deixar arrefecer um pouco.


Usei uma forma para bolo tipo inglês, tem de estar muito bem untada e forrada com papel vegetal para ser fácil retirar, não convêm retirar como os bolos normais, se for uma forma amovível é o perfeito.

Modo de Preparação:

Deixar cerca de 1/4 desta mistura para colocar na cobertura.
Aqueça o leite com o caramelo, ferva até este estar bem dissolvido, deixe arrefecer.
Pré aquecer o forno a 150º.
Separar as gemas das claras, bater as gemas com o açúcar até ficar com uma mistura esbranquiçada, derreta a manteiga e adicione, depois a farinha e o sal e vá mexendo sempre,
Deite gradualmente o leite depois de arrefecido na massa, mexendo sempre.
Bata as claras em castelo e com uma vara de arames incorpóreas na massa (aqui é que está o truque, não incorporar muito deixar as claras tipo a boiar, como podem ver este já ficou com duas partes, mas ainda não está perfeito).
Deite a massa numa forma, alise com uma faca e leve ao forno cerca de 50 minutos (é ai que se dá a magia).
Assim que terminar o bolo deve estar pouco firme, deixe arrefecer na forma e leve-o ao frigorífico pelo menos duas horas.
Desenforme com muito cuidado e coloque o restante caramelo em cima ou enfeitem ao vosso gosto.

Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito.