Bolo mágico de baunilha


Depois de ter tentado fazer para os meus anos, resolvi comprar o livro, uma verdadeira aventura, ainda não consegui acertar como podem ver, a minha sorte, é que ficam deliciosos e quem os come diz que estão deliciosos mas não percebem que devia ter várias camadas, que nervos mas não vou desistir até conseguir pelo menos um, pronto esta foi a minha segunda tentativa se contar-mos com os dois que fiz para os anos como um.

Vamos lá vou partilhar convosco a receita.

Retirado do livro Bolos Mágicos.

Ingredientes:

50 cl Leite
2 Vagens de Baunilha (usei aroma 1 c. chá)
4
Ovos
150 Grs açúcar
1 Saqueta de açúcar baunilhado (não usei)
1 C. Sopa água
125 Grs Manteiga
110 Grs Farinha
1 Pitada de Sal

Usei uma forma para bolo tipo inglês, tem de estar muito bem untada e forrada com papel vegetal para ser fácil retirar, não convêm retirar como os bolos normais, se for uma forma amovível é o perfeito.

Modo de Preparação:
Abra as vagens de baunilha ao meio e com uma faca retire todas as sementes, (não fiz porque usei aroma).
Aqueça o leite com as sementes e a vagem de baunilha, deixe em infusão cerca de 1 hora. (eu fervi o leite com a baunilha e deixei repousar.
Pré aquecer o forno a 150º.
Separar as gemas das claras, bater as gemas com o açúcar até ficar com uma mistura esbranquiçada, derreta a manteiga e adicione, depois a farinha e o sal e vá mexendo sempre,
Coe o leite, e deite gradualmente na massa, mexendo sempre.
Bata as claras em castelo e com uma vara de arames incorpóreas na massa (aqui é que está o truque, não incorporar muito deixar as claras tipo a boiar, aqui foi onde errei incorporei com muito cuidado mas não as deixei a boiar e depois o bolo ficou delicioso mas sem o efeito mágico).
Deite a massa numa forma, alise com uma faca e leve ao forno cerca de 50 minutos (é ai que se dá a magia, ou devia dar).
Assim que terminar o bolo deve estar pouco firme, deixe arrefecer na forma e leve-o ao frigorífico pelo menos duas horas.
Desenforme com muito cuidado e sirva fresco polvilhado com açúcar em pó ou ao vosso gosto.
Usei este bolo para um aniversário, todos gostaram muito, mas eu fiquei triste porque não fez o efeito...

Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito.



Comentários

  1. Apresar de não ter ficado como pretendidas acho a textura maravilhosa! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Não desista! Para a próxima fica como quer :)
    Já fiz bolo mágico mas de baunilha e limão, veja aqui: http://temperosdaiza.blogspot.pt/2013/11/bolo-magico-de-baunilha-e-limao.html
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Que belo aspecto que este bolo de baunilha, têm :P

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com