terça-feira, 14 de junho de 2016

Fraisier






Bem respondendo ao desafio do blogLemon & Vanilla o 5º desafio fraisier for sweet world challenge (sim perdi os 3 do meio com muita pena minha) adorei mais uma vez superar-me a mim mesma, e tentei ao máximo fazer conforme a receita, mas já me conhecem aldrabo sempre tudo, desta vez foi o bolo em si (fiz duas vezes e o bendito ficou da espessura de um crepe e rijo demais para bolo, claro que se comeu mas.... tive de fazer um bolo de fécula de batata pois queria muito este bolo para o aniversário da sogra)e o massapão (que coloquei pasta americana)

Bem a essência do creme, não tenho como descrever, não coloquei kirsh mas coloquei licor beirão, uma divindade (até para mim que nunca coloco nada de álcool nem na comida), não consigo elogiar este creme, uma coisa de outro mundo que irei com certeza usar noutros bolos.

Pelo que percebi o bolo deveria ser um genoise (que se caracterizava pela manteiga derretida no final e não levar fermento) aqui falhei a manteiga fiz um bolo de fécula de batata sem fermento e sem manteiga, é que os dois genoises que fiz ficaram impróprios para um bolo, descobri mais tarde a culpa é da quantidade de acessórios que as máquinas hoje em dia trazem, se tivesse batido a massa com a vara das claras.... em vez da vara dos bolos, talvez tivesse crescido, mas enfim....

O creme segui a risca pois não achei nada complicado e todos diziam maravilhas só podia não fazer alterações, se bem que coloquei licor beirão em vez de kirch.

Quanto a massapão, não gosto do sabor da amêndoa, perguntei a Lia que foi uma querida, e disse que poderia substituir por avelãs mas para ter cuidado que ficaria mais mole, eu esqueci as avelãs e quando queria fazer o bolo só tinha restos de pasta americana em casa, e assim sendo juntem todas as cores e deu este marmoreado.

Foi um bolo divino até o papel vegetal lamberam, nunca me senti tão importante com um bolo de aniversário além da vista estava delicioso.

Obrigado mais uma vez por estes desafios e a ver se não perco mais nenhum, já fixei dia 20 ehehe...


Ingredientes para o bolo:

6 Ovos (gemas e claras separadas)
100 Grs fécula de batata
250 Grs açúcar

Bater as claras em castelo e reservar.
Bater as gemas como açúcar até ficar uma mistura esbranquiçada e o volume dobrado, misturar as claras com a espátula para não retirar o ar das claras.
Levar ao forno a 180º cerca de 25 minutos.
Desenformar depois de frio.

Partir ao meio no sentido horizontal e esperar para montar o fraisier. (muita atenção este é um bolo demasiado fofo e que por vezes custa bastante a cortar por se esfarelar muito.)~

Para o Mousseline:

2 C. Chá de aroma de baunilha
350 ml de leite (usei meio gordo)
2 Ovos (usei M)
2 Gemas
150 Grs. Açúcar
50 Grs. Maisena
2 C. Chá Licor Beirão
200 Grs de manteiga sem sal (usei vaqueiro)

Levar ao lume o leite com o aroma de baunilha, deixar ferver e depois amornar.
Numa tigela mexer a maisena com os ovos, as gemas e o açúcar, misturar bem.
Colocar umas conchas de leite já fervido e morno, misturar bem e deitar novamente no tacho, sempre a mexer para engrossar e não criar grumos, se necessário usar a varinha mágica, misturar o licor beirão, retirar do lume.
Misturar 100 Grs de manteiga até esta derreter.
Colocar no frio até estar bem frio (usei no dia seguinte)
Colocar a restante manteiga á temperatura ambiente, bati com a batedeira.

Montagem

+ 350 Grs de morangos
Pasta Americana Q.B.
Compota ou doce de morango

Colocar papel vegetal na forma onde cozeu o bolo (convém ser de fundo amovível, e colocar uma tira de papel vegetal na lateral.
Colocar uma parte do bolo na forma, partir os morangos, depois de lavados, colocar em volta da forma toda, colocar o creme e ocupar os espaços entre os morangos.
Colocar o resto dos morangos partidos em cima do creme, reservar alguns para enfeitar.
Colocar a outra parte do bolo em cima.
Barrar com a compota de morango (vai servir de "cola")
Estender a pasta americana (usei branca, vermelha, azul, amarela e verde, tinha vários restos) com a ajuda do rolo da massa e cortar do tamanho da forma, colocar em cima da compota.
Enfeitar com morangos ou a gosto.

Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito












13 comentários:

  1. Ana minha linda,
    Gosto do teu fraisier e gosto das tuas inovações ao dito.
    Nós, as mentoras, tentamos sempre apresentar o mais original possível, a fim de sermos fidedignas às características dos doces dos desafios, mas para ser honesta, gosto dos vossos twists e adorei a forma como desde a volta às partes do fraisier de que não gostavas.
    Quanto ao creme mousseline, concordo contigo, é de gritos de bom e com o licor beirão... Genial. Adorei!! É sim, genoises e massas do género, batem-se sempre com o balão...
    Um grande beijinho e muito obrigada pela tua preciosa participação.
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado por tudo, pelas palavras, pelo apoio, pelos desafios... estou a adorar, também não gosto de me afastar muito das receitas porque dá sempre mau resultado, mas as vossas... é fácil e são espectaculares, este creme... virou o creme de eleição para bolos cá em casa. Muito obrigado.

      Eliminar
  2. Mesmo um pouco aldrabada, a participação no desafio não podia estar melhor! O bolo ficou lindo e muito fofinho... Com tantos elogios ao creme fico mesmo com vontade de experimentá-lo :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, tens mesmo de experimentar é a quinta maravilha, não ter consigo descrever bem com rigor a delicia que é. Beijinhos

      Eliminar
  3. Acho tão giro e tão engraçado a forma como tu aldrabas as receitas! Acho genial estas tuas ideias para dar a volta à questão! É mesmo preciso ser criativa, coisa que a mim me falta bastante! O teu bolo está tão giro com esse marmoreado por cima! E combina bem com os morangos! Quanto ao bolo, gosto bastante de bolo de fécula, ainda hoje fiz um! E com esse creme maravilhoso deve ser uma delícia! Não admira que esse teu bolo tenha sido um sucesso! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, eu dou a volta pelo lado mais prático, se já existe feito.... a Ana já vai buscar :) O bolo fécula de batata desde que o descobri é mesmo a minha salvação para tudo... Obrigado de coração pelos elogios, beijinhos

      Eliminar
  4. Que bom !! Olá ... como sobre você seguir via GFC? Este e o meu blog. Clique em ''join this site'' e me deixe um comentário com o seu link que eu venha a segui-lo também!
    BLOG That’s amore ♥ ♥ ♥

    ResponderEliminar
  5. Ficou muito giro e fofinho, é mesmo um bolo delicioso :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Opá este creme.... é de bradar aos céus....

      Eliminar
  6. olha que aspeto interessante esse marmoreado azul!
    bjs
    Carla

    ResponderEliminar
  7. Olá Ana,
    Mais vale tarde do que nunca e cá estou eu a visitar o teu original Fraisier.
    Ficou de facto diferente mas bem giro, o marmoreado da cobertura dá-lhe um toque único.
    Ainda que tenhas feito as adaptações que referes o que interessa é que ficou bom e agradou. :)
    Muito Obrigada pela participação, por aceitares os desafios com tanto entusiasmo, e não esqueças que a cada dia 20 sai tema novo! ;)

    Bjinhos
    Susana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado eu pelos desafios que nos colocam à prova, não vou esquecer já assentei a data. Apesar de querer fazer igual ao vosso nunca consigo tenho sempre que abreviar a coisa ehehe.
      Obrigado pela visita

      Eliminar

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com