sábado, 25 de junho de 2016

Croissant Chocolate


Aqui fica mais uma receita do blog Cromas da Cozinha, já sou fã habitual deste blog, e costumo fazer muitas receitas baseadas nele como podem comprovar na minha lista de receitas, mas este mês lá a inspiração foi toda para lá de novo e em vez de 1 receita fiz 3 só para o desafio... claro que sem o desafio eu is fazer de qualquer jeito....

Estes croissants surpreenderam-me pela rapidez......

Cá vai:

Ingredientes:

450 gr de farinha tipo 65
50 gr de farinha custard baunilha
20 gr de fermento de padeiro fresco
125 gr de leite
125 gr de iogurte grego natural (usei açucarado pois não encontrei dos outros)
3 colheres de sopa de açúcar (os próximos levaram um pouco mais)
1/2 colher de chá de flor de sal marnoto (Usei sal de cozinha normal)
2 ovos médios
Margarina q.b ( Usei vaqueiro liquida - para pincelar as camadas da massa e o topo dos croissants,)  (como não tinha liquida, derreti um pouco a vaqueiro normal, mas achei que ficaria melhor com a liquida)

1 gemas e 2 colheres se sopa de leite mal cheias (para pincelar) (aqui usei um ovo com leite, mais leite que ovo sem duvida)

Modo de preparação:

Coloque numa tigela (usei o robot para bater, usei a que é para bolos, não sei o nome,) o leite morno, açúcar, fermento e envolva mexendo bem até o açúcar estar bem derretido. De seguida junte o resto dos ingredientes líquidos e mexa bem com vara de arames para ficar bem dissolvido (continuei com o mesmo gancho). Junte as farinhas e o sal aos poucos e quando ficar a massa espessa, amasse com as mãos (aqui já mudei para o gancho das massas de pão). Transfira a massa para a bancada e junte mais farinha se achar necessário e sove bem a massa, vá polvilhando a bancada se a massa se colar, mas aos pouquinhos, não exagere pois a massa deve ficar fofa e lisa, (não foi preciso usar muita mais farinha a massa estava solta e fofa)
Forme 5 bolas de tamanho igual, (aqui só consegui formar 3, eu e as medidas, queria uns croissants um pouco maiores do que os das fotos ) estique uma a uma com o rolo da massa e forme tipo uma massa para pizza do tamanho de um prato normal. De seguida pincele cada camada com a margarina e sobreponha as camadas umas por cima das outras, a última não é necessário pincelar.
Estique agora todas as camadas sobrepostas com o rolo da massa até formar tipo uma pizza grande,  corte 12 ou 16 triângulos (conforme deseja que fiquem maiores ou mais pequenos), (cortei em 14 triângulos) e forme os Croissants. 
Eu coloquei 4 com chocolate de avelãs antes de enrolar, os outros enrolei simples (mas arrependi-me se fizesse todos com chocolate tinham ficado maravilhosos, assim tive de abrir para colocar manteiga, queijo e fiambre.

Pincelar com o ovo e leite, deixar repousar no forno fechado até dobrarem de volume (eles crescem bastante, por isso aconselho a deixar algum espaço entre eles)

Levar ao forno a 200º mais ou menos sem ventilação durante 15 minutos mais ou menos.
Adorei a rapidez e o sabor, achei que deveriam levar mias um pouco de açúcar, mas é o meu gosto, e não ficaram tão grandes como estava a espera, mas tem de existir sempre uma segunda vez.... certo???
Espero que gostem e se inspirem.
Bom proveito



6 comentários:

  1. Uma escolha perfeita e o aspecto não engana...
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  2. Com chocolate ainda devem ficar mais gulosos, que perdição :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pena não ter feito todos com chocolate ehehe

      Eliminar
  3. Que croissants fantásticos!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com