Suflé de Atum (versão antiga)


Peço desculpa desde já pela foto, mas tinha que partilhar convosco.

Retirei a receita de um livro muito antigo que se chama "Noiva, Esposa e Mãe" 

Que é fantástico, tem muita coisa actual e se poderem leiam porque tem dicas super simples, sim antigamente as mulheres tinham de facilitar as coisas para conseguir fazer tudo.

Vou colocar aqui a receita exactamente como está no livro a única alteração que fiz foi acrescentar queijo ralado e cozi de propósito postas de atum.

Ficou fantástico, diferente do que costumo fazer.

"Faz-se um refogado com cebola picada e azeite. Depois de apurado junta-se-lhe, miolo de três carcassinha ensopadas em leite, desfaz-se muito bem no refugado, junta-se os restos de peixe, desfeito, três ou quatro gemas de ovos, conforme a quantidade, salsa picada, pimenta, sumo de limão, uma boa colher de manteiga ou margarina - tudo depende do paladar das pessoas- batem-se cinco claras em castelo e deita-se metade, em toda esta mistura. Envolve-se tudo muito bem e despeja-se dentro de um tabuleiro fundo de «Pirex». Em seguida, cobre-se com o resto das claras.Dez minutos antes de ir para a mesa, mete-se no forno para ganhar uma linda cor doirada e serve-se logo, no mesmo «Pirex».
Para fazer este «suflé», aproveitam-se todas as sobras de peixe cozido, assado ou frito, marisco ou também com restos de carne assada, etc. "

Espero que gostem e se inspirem.

Bom proveito



Comentários

  1. Se é de atum só pode ser bom! Gosto muito de atum! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Parece-me muito bem! Já experimentei soufflé de atum mas parece-me que essa receita será melhor :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este fica um pouco mais consistente do que o que costumo fazer mas ficou maravilhosos

      Eliminar
  3. Nunca fiz soufle :) Deve ser uma delicia, adoro atum :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com