segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Bolo Rei

Receita do blog Jovens donas de casa

Já tinha feito um que retirei aqui mas ficou muito rijo, super saboroso mas muito rijo, tinha que voltar a fazer mesmo sem saber ao certo o que teria sido, saber até desconfiava, mas... é que como nunca tinha feito fiz como dizia, mas não sabia qual o aspecto da massa então perguntei a Alexandra que me indicou um video aqui o qual depois fui ver com muita atenção, (uma boas vezes...), mas já tinha a massa a fermentar quando percebi que faltava farinha pois estava muito mole, e, no meio da fermentação fui mexer... ERRADO logo não fermentou e ficou rijo.
Desta vez depois de verificar o video várias vezes fiz igualzinho e... já não ficou rijo, o sabor há muito que não me lembro de comer um bolo rei tão bom..

Ingredientes: 
500 g farinha
3 ovos (tamanho L)
100 g açúcar
100 g de manteiga derretida
30 g de fermento padeiro (usei 1 saqueta da fermipan da sodifer
0,5 dl de leite morno
 ½ cálice de aguardente
raspa de 1 laranja
1 colher (café) sal fino
frutas cristalizadas q.b.
frutos secos q.b.
frutas cristalizadas para decorar
1 gema de ovo para pincelar.

Preparação:

Numa tigela junte os ovos batidos, a manteiga derretida (cuidado não pode estar quente para não cozer os ovos), o leite morno e a aguardente.

Em cima da mesa coloque a farinha, açúcar e a raspa da laranja, fazendo um buraco no centro.
Deitar a taça dos liquidos em cima dos sólidos e amassar com muito cuidado, amassar bem, (aconselho a ver o video antes para ser ter uma noção de como a massa fica)
Ao fim de estar tudo bem envolvido, adicione as frutas e continue a amassar até que a massa comece a desprender das mãos.
Faça uma bola com a massa e coloque-a num alguidar tapado e num local quente para que fermente ou seja que dobre o volume, cerca de 2 horas.
Quando a massa dobrar o seu volume, retire e faça a forma do bolo rei com um buraco no meio, já no tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele com a gema de ovo e enfeite a gosto com frutas cristalizadas e bocados de açúcar.
Deixe levedar novamente cerca de 15 minutos, pode clocar já no forno mas mão acenda ainda.
Leve-os ao forno (180º) aproximadamente 40 minutos, atenção verificar sempre cada frono tem o seu tempo de cuzedura, o teste do palito é sempre o melhor.


Espero que gostem e se inspirem.


Bom proveito










Sem comentários:

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com