Bolo Rei

Receita do blog Jovens donas de casa

Já tinha feito um que retirei aqui mas ficou muito rijo, super saboroso mas muito rijo, tinha que voltar a fazer mesmo sem saber ao certo o que teria sido, saber até desconfiava, mas... é que como nunca tinha feito fiz como dizia, mas não sabia qual o aspecto da massa então perguntei a Alexandra que me indicou um video aqui o qual depois fui ver com muita atenção, (uma boas vezes...), mas já tinha a massa a fermentar quando percebi que faltava farinha pois estava muito mole, e, no meio da fermentação fui mexer... ERRADO logo não fermentou e ficou rijo.
Desta vez depois de verificar o video várias vezes fiz igualzinho e... já não ficou rijo, o sabor há muito que não me lembro de comer um bolo rei tão bom..

Ingredientes: 
500 g farinha
3 ovos (tamanho L)
100 g açúcar
100 g de manteiga derretida
30 g de fermento padeiro (usei 1 saqueta da fermipan da sodifer
0,5 dl de leite morno
 ½ cálice de aguardente
raspa de 1 laranja
1 colher (café) sal fino
frutas cristalizadas q.b.
frutos secos q.b.
frutas cristalizadas para decorar
1 gema de ovo para pincelar.

Preparação:

Numa tigela junte os ovos batidos, a manteiga derretida (cuidado não pode estar quente para não cozer os ovos), o leite morno e a aguardente.

Em cima da mesa coloque a farinha, açúcar e a raspa da laranja, fazendo um buraco no centro.
Deitar a taça dos liquidos em cima dos sólidos e amassar com muito cuidado, amassar bem, (aconselho a ver o video antes para ser ter uma noção de como a massa fica)
Ao fim de estar tudo bem envolvido, adicione as frutas e continue a amassar até que a massa comece a desprender das mãos.
Faça uma bola com a massa e coloque-a num alguidar tapado e num local quente para que fermente ou seja que dobre o volume, cerca de 2 horas.
Quando a massa dobrar o seu volume, retire e faça a forma do bolo rei com um buraco no meio, já no tabuleiro forrado com papel vegetal, pincele com a gema de ovo e enfeite a gosto com frutas cristalizadas e bocados de açúcar.
Deixe levedar novamente cerca de 15 minutos, pode clocar já no forno mas mão acenda ainda.
Leve-os ao forno (180º) aproximadamente 40 minutos, atenção verificar sempre cada frono tem o seu tempo de cuzedura, o teste do palito é sempre o melhor.


Espero que gostem e se inspirem.


Bom proveito










Comentários