Sopa do Pai



Fiz esta maravilhosa sopa, que não ficou como o meu pai fazia (não sei se era a mão, se falta alguma coisa, mas ficou maravilhosa)

O pai pai faleceu e antes eu fartei de perguntar como fazia aquela sopa de grão que eu tanto gostava, mas ele lá dizia muito depressa: "é fácil, cortas tudo bem miudinhos e coze, não tem segredo), pois nunca tem mas nunca sai como quando eles fazem, verdade?

Fiz a minha com os ingredientes que me lembrava de comer, e outros que o Sr. Jaime (talhante) me indicara, não correu mal, mas não ficou como ele fazia :(

Esta é uma das sopas que se fazia (e vou tentar continuar a fazer) no inverno, para comermos em família, pois fica uma panela enorme.

Ingredientes:

500 Grs de entrecosto cortado ao pedacinhos
500 Grs de chispe cortado
300 Grs De Bacon (um pedaço cortado mais grosseiramente)
500 Grs de Carne para Guisar (porque cá em casa não gostamos de carnes que tenham muita gordura ou muito ossos)
200 Grs de toucinho cortado em pedaços
1 chouriço
1 farinheira
1 morcela
1 molhe grande de hortelã
Sal Q.B
Água QB.
Azeite Q.B
250 Grs de massa cotevelinhos
500 Grs de Batata aos cubos
1 Couve lombarda ripada
2 Cenouras Ripadas


Modo de Preparação:

Colocar as carnes, o chouriço e o sal  numa panela funda com água a tapar as carnes, deixar cozer até estas estarem tenras.

Depois de cozida a carne colocar na panela, as batatas, a couve, as cenouras, a massa, colocar mais água e rectificar os temperos, deixar cozer.

Apagar o lume e colocar no cimo a farinheira e a morcela (durante mais ou menos 10 minutos).

Retirar os chouriços e cortar em fatias. acrescentar o azeite e um molhe generoso de hortelã.

Servir ainda quentinho.

Espero que gostem e partilhem,

Bom Proveito




Comentários

  1. Comidas de familia têm sempre um saborzinho especial! Repito muitas comidas da minha mae mas nem todas ficam igual, lá está, falta a mão! Acredito que a mão faz toda a diferença! Faço uma carne moida com esparguete tonta tonta de fazer e que é umas das coisas que o meu marido mais gosta! A minha tia fez à minha frente, exatamente com os mesmos ingredientes, tudo do mesmo modo, e na hora de pôr na mesa (o meu marido não fazia ideia que tinha sido ela a fazer), disse logo que aquela carne não tinha sido feita por mim! Mas olha que essa tua sopinha ficou com muito bom aspeto e devia estar bem saborosa! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado estava boa sim senhora mas não é aquela coisa... Beijinhos

      Eliminar
  2. Uma sopa bem reconfortante perfeitas para estes dias frios
    O meu narido ia adorar

    ResponderEliminar
  3. Pois, acho que é sempre assim, para quem faz é muito simples mas depois tentamos nós e não fica bem igual. Se bem que essa sopa parece muito boa por si! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com