Broa de Abóbora Saudável



Fui assistir a um workshop no De Borla em Sintra, com a bloguer Samanta Mcmurray e ela fez umas coisinhas muito simples, saudáveis e deliciosas sem gluten.

Tirei a ideia do que vi, claro que não é igual porque existe uma panópolia imensa de ingredientes que nunca tinha ouvido falar (sim desde que fiz este blog e acompanho outras bloguers é só ingredientes novos, alguns bem bons que agradeço as partilhas), mas são dificeis de encontrar só em loja especificas e mesmo assim as vezes não conhecem (que foi o caso da farinha teff, fui ao celeiro aqui perto e nem sabiam o que era), bom mas a Samanta deu várias opções e assim fiz com o que tinha.

Já tinha visto em vários blogues trigo serraceno e não sabia bem o que era, também descobri que todas as sementes picadas na picadora 1,2,3 viram farinha (a melhor descoberta de sempre, assim quando falam em farinha de amêndoa dá para fazer em casa, e outras do género).

Não vou conseguir precisar as quantidades de frutos secos que fiz nesta receita (nem pouco mais ou menos) porque comprei (uma coisa minima de cada) para as duas receitas, para esta fantástica broa e para as trufas que também aprendi nesse workshop.

Bem cá vai.....

Ingredientes:

200 Grs de farinha de trigo serraceno (usei trigo serraceno em grão e piquei no 1,2,3)   (receita original farinha de côco, farinha de amêndoa e farinha teff  200 grs no total)

500 Grs de Abóbora

1 pau de canela

2 estrelas de anis (receita original não tinha)

água qb (para cozer a abóbora)

Frutos secos (usei, amendoin, amendoa laminada, caju, noz, avelã) na receita original era uns restos não especificou os frutos exactos

2 Ovos L (receita original eram 3 ovos M)

1 c. chá gengibre em pó

2 c. chá canela em pó

Modo de preparação:

Cozer a abóbora em pedaços com água e o pau de canela mais as estrelas de anis.

Picar o trigo serraceno em grão no 1,2,3, e colocar a farinha numa tigela, juntar a canela em pó e o gengibre, mexer um pouco e acrescentar os frutos secos ligeiramente picados (sim ligeiramente os meus ficaram picados demais porque o meu filhote decidiu brincar com a máquina :( )

Assim que a abóbora estiver cozida, ecorrer muito bem e esmagar com um garfo para virar puré.

Juntar á farinha e mexer, fica uma massa um pouco peganhenta mas é assim mesmo.

Juntar os ovos 1 a 1 a massa fica mesmo grossa, não se preocupem que não fica muito rija depois de cozer.

Untar uma forma com oleo de côco ou de sésamo (eu untei com margarina porque ainda não tenho essas coisas, mas...) e polvilhado com um pouco de farinha que sobra.

Levar numa forma de bolo inglês (a broa  não cresce muito ) e colocar no forno cerca de 30 a 35 minutos a 180º. (não esquecer ir verificando com um palito)

Fica uma broa muito boa, leve e é otima para comer assim ou se preferirem com queijo creme ou iogurte deliciei-me confesso.

Bom apetite.

OBS. a receita original levava mel e manteiga de côco, eu esqueci o mel mas não ficou nada mau para uma broa quanto ao oleo de côco nem substitui....)






Comentários

  1. Andas na onda das receitas saudáveis! Também eu! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Também acho muito prático fazer farinhas em casa, principalmente algumas (aveia, frutos secos, arroz) que são incrivelmente caras. Receitas com abóbora são do melhor que há e esta parece fantástica, tenho de experimentar :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com