Tarte de funcho com crocante das furnas


Aceitei o desafio da blogger "cozinha100segredos" fazer uma receita com produtos açorianos, pelo menos 1 e pronto fui á procura de produtos açorianos :), encontrei na net (depois da blogger me indicar) a mercearia dos Açores (em lisboa) que fazem entrega ao domicilio, e pronto estive a ver o que poderia fazer, mas como sou super gulosa... tinha que escolher um doce.
Comprei várias coisinhas todas doces claro, cada uma melhor que a outra, comecei logo a imaginar uma tarte com tanto rebuçado.


Encomendei e na hora de pagar lembrei que não tinha base, então enviei um e-mail para a loja e... querem saber nunca responderam tão rápido, mal acabei de carregar no enter o telefone tocou, a responder a minha duvida, eu tinha lá visto uma bolachas mas como não conheço os produtos perguntei se eram parecidas as bolachas maria, e prontamente responderam que sim expliquei para o que queria e indicaram-me muito bem, colocaram na encomenda e... no dia seguinte ainda de manhã lá estava o senhor a fazer a entrega. Foram super hiper mega rápidos.
Chegando a casa verifiquei que os rebuçados de funcho eram super rijos e tentei imaginar como faria mas ajuda aqui, ideia ali e lá me disseram para picar e derreter no leite e nas natas.

Bem usei o máximo de ingredientes que consegui, pois queria muito fazer esta tarte e não me apeteceu vou ser franca de ir até ao el corte inglês comprar as natas porque era o único sitio onde havia, e não usei o leite também porque estava esgotado no super nesse dia, por isso só esses dois ingredientes e a Cuajada da Royal é que não são tipicos dos Açores.



Vamos lá..

Ingredientes

1 pacote de bolachas mulata
1/2 pacote de confeitos de funcho
1/2 pacote de caramelos de leite das furnas de São Miguel
1 pacote de natas (200ml)
50 grs. manteiga milhafre
800 ml de leite
2 pacotes de cuajada da royal


  • Na picadora picar as bolachas 
  • Aquecer o leite num tacho
  • Juntar as bolachas à manteiga que deve estar à temperatura ambiente, e forrar uma forma de tarte, eu usei de fundo amovível para ser fácil desenformar (forrei 2 porque 1 era mais pequena para levar para a mãe  provar também) levar ao frio enquanto confecciona o creme.


  • Na picadora picar os confeitos de funcho e colocar no leite (eles derretem todos mas se não derretessem ficava bom na mesma porque tínhamos crocantes no creme)


  • Dissolver numa taça à parte os pacotes da cuajada com um pouco de leite morno,
  • colocar a cuajada juntamente com o leite e os confeitos, juntar as natas e mexer até engrossar um pouco.
  • Retirar do lume e colocar em cima da massa das bolachas, legar ao frigorífico a solidificar (é muito rápido porque a cuajada solidifica depressa)

  • Na hora de servir levar à picadora os caramelos de leite das furnas e picar, polvilhar toda a tarte com este crocante e servir




Aqui fica a que fiz para a mãe um pouco mais pequena mas deliciosa na mesma




Bom apetite, espero que gostem.

Quero agradecer à Elisabete pelo desafio e dizer que me deu um gozo enorme, muito obrigado.

Comentários

  1. Adoro o nome! E adoro a tarte! Não me tem chegado muitas sobremesas para este Desafio por isso foi muito bom receber esta tarte deliciosa! Gostei muito do modo como evidenciaste os produtos utilizados. Era isso mesmo que se pretendia! E o uso que deste aos confeitos de funcho foi de génio! Nunca me tinha ocorrido! Fico realmente muito feliz por teres participado e por teres feito uma receita tão boa! E não tens de agradecer, eu é que agradeço do fundo do coração! Um grande beijinho

    ResponderEliminar
  2. Ficaram bem as fotos?
    Espero que faças por ai e que depois avises se gostaste realmente.
    Nós adorámos.
    Obrigado o desafio foi fantástico não tenho palavras para descrever, agora faz mais ok?

    ResponderEliminar
  3. Que pecado tão bom, pena é eu não poder comer uma fatiazinha agora que acabei de almoçar. Boa sorte!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. mas pode fazer que é super rápido a cuajada solidifica depressa :)

      Eliminar
  4. Ana, que tarte fantástica!!! Adorei a combinação dos ingredientes ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava com bastante medo pensei que os confeitos não derretessem, mas ficou muito boa, um travo muito leve a funcho.
      Obrigado beijinho

      Eliminar
  5. Nunca tinha ouvido falar do crocante das furnas... Uma vez em Tenerife comi umas rochas doces (a imitar as rochas vulcanicas) é isso? OMG esta tarte parece ser deliciosa já para não falar do facto de ser super original ;)

    www.therasiathecook.blogspot.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O crocante das furnas sao os caramelos de leite das furnas partido com um martelo, ficou muito bom mesmo e nada doce pelo menos para mim

      Eliminar
  6. Olá: vi a tua receita no desafio da Elisabete e fiquei bem curiosa com este crocante das Furnas. Nunca me teria lembrado de utilizar os ingredientes assim, mas adorei a sugestão. Esta tarte deve ser maravilhosa.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado, estava mesmo boa, quando passar pela mercearia dos Açores trago mais umas coisinhas, os ingredientes são mesmo bons, e quanto a ideia, nem sabes como "transpirei" a pensar o que podia fazer com os confeitos de funcho, porque são muito rijos e a ideia era derrete-los, depois passou a ser ter bocadinhos na tarte, olha fiz e pronto, resultou tudo muito bem. Se puderes experimenta não te vais arrepender
      Obrigado mais uma vez Beijinhos

      Eliminar
  7. olha que bom :p
    tinha-me passado! :D
    ando distraida
    beijinhos
    Carla
    http://cromasdacozinha.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Estejam á vontade para dar sugestões, ideias e criticas construtivas, estou aqui para tirar duvidas e ajudar sempre que possivel.
cozinhaanita@gmail.com